Municípios em situação de emergência receberão água tratada

Semarh entregou à Defesa Civil 60 estações de cloração de água móvel e 200 quilos de pastilhas de cloro

AscomSecretário Alexandre Ayres explica que, na prática, tanto as estações quanto as pastilhas permitirão que a água chegue tratada às comunidades

Secretário Alexandre Ayres explica que, na prática, tanto as estações quanto as pastilhas permitirão que a água chegue tratada às comunidades

Os municípios alagoanos em situação de emergência contam agora com um novo reforço na política pública para receber água de qualidade. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou à Defesa Civil Estadual, manhã desta segunda-feira (19), 60 estações de cloração de água móvel e 200 quilos de pastilhas de cloro. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também participou da entrega.

Na prática, tanto as estações quanto as pastilhas permitirão que a água chegue tratada às comunidades. A Defesa Civil Estadual estima que uma pastilha contribua efetivamente para o tratamento adequado de 15 mil litros de água.

A entrega dos produtos ocorreu na sede da Semarh. O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, explicou que esta é mais uma ação do Governo de Alagoas paras ampliar o acesso à água, principalmente nas regiões de seca.

“O Governo tem trabalhado incessantemente para levar água para quem mais precisa. Em quase dois anos de governo, mais de 30 mil famílias estão sendo beneficiadas em 58 municípios. A entrega 60 estações de cloração de água móvel e 200 quilos de pastilhas de cloro é considerada mais uma iniciativa para contribuir com os municípios que estão em situação de emergência”, afirma o secretário.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Melo, ressalta que ao receber os produtos, haverá um grande incentivo na busca em atender à população que tem sofrido com os problemas causados pela estiagem.

“Estamos aguardando o Governo Federal reconhecer a situação de emergência dos municípios alagoanos. Atualmente, 40 deles passam por dificuldades devido à estiagem. Com o reconhecimento, os recursos serão garantidos, no entanto já recebemos 60 estações de cloração de água móvel e 200 quilos de pastilhas de cloro para tratar a água que será levada pelo caminhão pipa”, informou o major Moisés Melo.

Municípios

Em 24 de agosto deste ano, o Governo de Alagoas decretou situação de emergência nos seguintes municípios: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa e Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D´Água das Flores, Olho D´Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Poço das Trincheiras, Piranhas, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Braz, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.​

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos