Primeiras ações contra a sepse devem ocorrer em até uma hora após os sintomas iniciais

Sepse é uma infecção generalizada do organismo como resposta a uma infecção localizada em algum órgão

AssessoriaPrimeiras ações contra a sepse devem ocorrer em até uma hora após os sintomas iniciais

Primeiras ações contra a sepse devem ocorrer em até uma hora após os sintomas iniciais

Conhecer a sepse pode fazer a diferença no atendimento a pacientes. Como o tempo é decisivo no tratamento da sepse (os primeiros cuidados devem ocorrer em até uma hora), é importante que os sintomas iniciais sejam identificados ainda em casa. Por isso, esclarecemos a seguir as principais dúvidas sobre o tema.

Você sabe o que é a sepse?

Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção generalizada, na verdade, trata-se de uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa inflamação pode levar a parada de funcionamento de um ou de mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente.

Quem tem mais risco de adquirir sepse?

Prematuros; crianças abaixo de um ano; idosos acima de 65 anos; pacientes com câncer, AIDS ou que fizeram uso de quimioterapia ou outros medicamentos que afetam as defesas do organismo, pacientes com doenças crônicas como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes; usuários de álcool e drogas e pacientes hospitalizados que utilizam antibióticos, cateteres ou sondas. Mas atenção: qualquer um pode ter sepse.

Como a sepse pode ser diagnosticada?

Embora não existam sintomas específicos, todas as pessoas que têm uma infecção e apresentam febre, aceleração do coração (taquicardia), respiração mais rápida (taquipneia), fraqueza intensa e tonturas e pelo menos um dos sinais de gravidade, como pressão baixa, diminuição da quantidade de urina, falta de ar, sonolência excessiva ou ficam confusos (principalmente os idosos) devem procurar imediatamente um serviço de emergência ou o seu médico.

Quais tipos de infecção podem evoluir para sepse?

Qualquer tipo de infecção, leve ou grave, pode evoluir para sepse. As mais comuns são a pneumonia, infecções abdominais e infecções urinárias. Por isso quanto menor o tempo com infecção, menor a chance de surgimento da sepse. Para tal, o tratamento rápido das infecções iniciando em até seis horas com coleta de sangue e administração de antibiótico em 1 hora, a partir dos primeiros sintomas, é um protocolo que deve ser adotado.

O tratamento da sepse exige recursos sofisticados?

A maioria das medidas eficazes para tratamento da sepse pode ser realizadas com o treinamento dos profissionais de saúde, utilizando recursos disponíveis na maioria das unidades de saúde no início dos sintomas, porém com o agravamento do problema, em alguns casos, é necessário tratamento em UTI com equipamentos mais sofisticados.

Como é o tratamento?

O principal tratamento da sepse é administrar antibióticos pela veia o mais rápido possível. Podem ser necessários oxigênio, soroterapia e medicamentos que aumentem a pressão arterial. A diálise pode ser necessária se os rins pararem de funcionar. Um aparelho de respiração artificial pode ser utilizado em caso de dificuldade respiratória grave e nos casos de disfunção do coração deve-se fazer a monitorização hemodinâmica.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos