Maceió ganha primeiro parklet e novos bicicletários

Ascom SMTTMaceió ganha primeiro parklet e novos bicicletários

Maceió ganha primeiro parklet e novos bicicletários

Conscientizar a população acerca dos problemas advindos da utilização dos carros. Foi com esta preocupação que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió levantou o alerta no Dia Mundial Sem Carro, nesta quinta (22).

A data ganhou conotação especial devido ao aumento no número de veículos que passaram a entrar em circulação neste ano causando mais transtornos ao trânsito, bem como a emissão de mais poluentes no ar. Somente neste ano em Maceió foram mais de 4.700 veículos que começaram a rodar em relação ao ano passado, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“A Prefeitura de Maceió, por meio da SMTT, tem tido um olhar mais atento nesta questão e investido na qualidade do transporte público para que as pessoas possam migrar do veículo próprio para o coletivo, e assim diminuir a quantidade nas vias da cidade”, relata a assessora de Transportes Urbanos da SMTT, Fernanda Cortez.

Segundo a representante do órgão municipal, o Dia Mundial Sem Carro serve também para que todos façam uma reflexão sobre a utilização do espaço público como forma de viabilizar outros meios de locomoção em direção os locais de trabalho ou outros afazeres diários.

“Em se tratando da valorização dos espaços públicos é necessário incentivar a população dando-lhe alternativas de locomoção. Mas, é importante também que haja um interesse e vontade coletivos para o uso destes espaços”, ressalta Fernanda.

Um dos exemplos de incentivo citados por ela foi a implantação do primeiro parklet de Maceió (área de convivência pública contígua à calçada que antes era utilizada para estacionamento de veículos passa a ser utilizada para o lazer de pedestres).

O funcionamento do primeiro parklet teve início neste Dia Mundial Sem Carro, na Rua Barão de Alagoas, Centro. Além da área de convivência pública com o apoio da estrutura do prédio do Sesc/Centro, o local ganhou bicicletários para a acomodação segura dos veículos de duas rodas.

A instalação de novos bicicletários também aconteceu em cinco praças do Centro de Maceió e quem for ao Comércio poderá guardar as bicicletas de forma mais segura.

Atividades recreativas

O Dia Mundial Sem Carro foi marcado também por uma série de ações culturais e educativas. A parceria entre SMTT, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) levou atividades para todas as idades durante a realização do evento na Rua Barão de Alagoas que teve parte dela fechada para o trânsito durante todo o dia.

A animação ficou por conta da participação de crianças da Escola do Sesc que participaram de brincadeiras didáticas sobre educação de trânsito com instrutores da SMTT.

Palestras, mesa redonda, jogos, música e a participação de representantes da Associação dos Ciclistas de Alagoas complementaram as ações votadas para a reflexão no Dia Mundial Sem Carro em Maceió.

Fonte: Ascom SMTT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos