Governo do Estado começa construção da ponte sobre o Rio Jacarecica

Ailton CruzObra para construção da primeira ponte teve início nesta sexta-feira (23) com o processo de estaqueamento metálico

Obra para construção da primeira ponte teve início nesta sexta-feira (23) com o processo de estaqueamento metálico

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), segue investindo em obras que promovem mais mobilidade urbana e segurança viária a todos os alagoanos. É o caso da duplicação da AL-101 Norte que está em andamento e, nesta primeira fase, avança para construção de novas pontes sobre o Rio Jacarecica.

A obra para construção da primeira ponte teve início nesta sexta-feira (23) com o processo de estaqueamento metálico, que consiste em uma estrutura que dá sustentação ao elevado ao fixar-se a uma base sólida. Este recurso é utilizado para a futura concretagem dos blocos que também irão compor a base da ponte.

Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, explica que a duplicação da Rodovia AL-101 Norte contará com três pontes sobre o Rio Jacarecica, sendo uma deles para uso de ciclistas e pedestres.

“Estamos iniciando a cravação de estacas na primeira ponte do Rio Jacarecica. Após a conclusão desta, haverá a demolição da atual, que se será substituída por outra nova. Posteriormente, ao lado dessas duas obras, iremos fazer outra ponte exclusiva para pedestres e ciclistas. As novas construções serão 1,5 m mais altas para dar maior vazão ao Rio”, explica.

O processo de estaqueamento será composto por 24 barras metálicas e tem conclusão prevista em um mês. Esta, que é a primeira ponte no total de três, está sendo construída ao lado da atual e será concluída em seis meses, aproximadamente.  A nova ponte será um metro e meio mais alta com o intuito de dar maior vazão ao rio evitando, dessa forma, o seu assoreamento, que consiste no acúmulo de areia e demais detritos no fundo do curso de água.

“A previsão de conclusão para a primeira ponte é de seis meses. A preocupação em substituir a ponte atual com equipamentos mais altos surgiu da necessidade em possibilitar maior vazão ao Rio Jacarecica que, em tempos de fortes chuvas, sofre com processo de assoreamento”, completa o secretário executivo Alcides Tenório.

Em andamento

Ao longo da rodovia as obras seguem em andamento com os serviços de realocação da rede elétrica e a construção das galerias pluviais para o sistema de drenagem da pista. A primeira etapa de duplicação da AL-101 Norte terá, aproximadamente, 6 km de extensão e contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos, um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josepha de Mello.

Os benefícios da obra são inúmeros. Além de melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo ainda com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região. A obra está prevista para ser concluída até o fim de 2017.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos