Envelhecimento Ativo: evento discute relação do idoso com o trânsito nesta segunda (26)

Os problemas que rondam os idosos no trânsito serão discutidos nesta segunda (26/09) no encontro semanal do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió.

O Geasc receberá a presença de uma equipe multiprofissional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) por ocasião da Semana Nacional de Trânsito. O evento terá início às 14 horas no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió.

Há 50 anos a expectativa de vida de um brasileiro era de 43 anos. Hoje essa expectativa gira em torno de 68 anos, sendo que para o século XXI deverá chegar a 73 anos. Segundo o IBGE, o Brasil deverá ter a sexta população mais idosa do planeta no ano 2025 com 34 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representará 14% de nossa população.

Neste sentido, os especialistas em trânsito estão preocupados com a relação entre o trânsito e o idoso, tanto na qualidade de pedestre como de motorista.

Liberdade e autonomia

Os geriatras são unânimes: dirigir é um importante meio para manutenção da liberdade e da independência de pessoas com mais idade. O indivíduo idoso costuma manter sua habilitação e seu automóvel o maior tempo possível, porque ele associa maior independência e bem estar ao fato de permanecer motorista.

“Dirigir pode ser uma das poucas áreas na vida de uma idoso onde ele pode seguir seus próprios caminhos, especialmente quando outros apoios já foram perdidos”, comentou o geriatra Helen Arruda.

Já para os especialistas em trânsito, dirigir um veículo motorizado é uma atividade complexa, que requer integração rápida e contínua de habilidades cognitivas, sensório-perceptivas e motoras de alto nível. Todas diminuindo em alguma extensão com o avanço da idade, comprometendo desse modo à habilidade necessária para dirigir com segurança.

Portanto, geriatras e especialistas em trânsito concordam com o fato de que terceira idade é caracterizada como a “idade de perdas”. Quanto mais se vive mais se perde a nível de função dos órgãos e sentidos, fazendo com que o idoso passe a ter um relacionamento social mais difícil, inclusive no trânsito.

Condições que costumam aumentar o risco da direção perigosa

As patologias que afetam a direção veicular são aquelas que alteram o nível de consciência ou do controle corporal, sendo, portanto usadas como previsão de um comportamento inseguro ao volante.

Entre as patologias neurológicas que afetam o controle corporal, duas em especial exigem maior atenção: a doença cerebrovascular e o Mal de Parkinson. Vejamos:

Condições comuns em pessoas idosas relacionadas com acidentes de trânsito

§ Doenças pulmonares e cardiovasculares;

§ Doença cardíaca isquêmica;

§ Arritmias;

§ Apnéia do sono;

§ Diabetes Mellitus;

§ Doenças neurológicas;

§ AVC;

§ Alzheimer;

§ Parkinson;

§ Neuropatias;

§ Convulsões;

§ Polifarmácia;

§ Artrites;

§ Uso de álcool.

Diretrizes para um bom manejo das condições médicas mais comuns do idoso na preservação da segurança veicular

§ Angina dirigindo: o idoso deve parar o carro até controle dos sintomas;

§ Infarto agudo do miocárdio com colocação de marcapasso: parar de dirigir por um mês;

§ Síncope de origem desconhecida: parar de dirigir por um ano;

§ AVC ou Ataque Isquêmico Transitório: parar de dirigir pelo menos um mês;

§ Epilepsia: não dirigir por um ano depois de retirada das drogas e por três anos se dirigir à noite;

§ Diabetes Mellitus controlada com dieta: não há problemas para direção veicular;

§ Diabetes Mellitus controlada com hipoglicemiantes orais: com comprovação de ausência de problemas visuais ou hipoglicemia. Licença anual para dirigir;

§ Diabetes Mellitus controlada com insulina: licença semestral para dirigir. A confirmação de boa saúde a cada renovação do exame médico;

§ Demência recente: permitida a direção até onde conseguir “insights”e níveis adequados de julgamento, além de não apresentar desorientação têmporo – espacial. Renovação anual da licença para dirigir;

§ Minimize o uso de drogas. Se a droga tiver efeito sedativo, avise o paciente e sugira não usar álcool;

§ Atue nos problemas constantes;

§ Maximize a visão;

§ Alerte o seu paciente que o tempo de resposta pode não ser tão bom como era. Mantenha mais distância do que o recomendável e no limite da velocidade. Evite horário de tráfego pesado. Evite viajar a noite;

§ Fixe um espelho auxiliar no seu carro. Ele pode melhorar o seu campo de visão;

§ Todo médico deve saber se o seu paciente faz uso da direção veicular.

O evento

Gratuita e aberta à comunidade, as palestras do Geasc são semanais, realizadas no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota das 14h às 16h.
O Grupo de Envelhecimento Ativo destina-se a idosos, sejam usuários da Santa Casa de Maceió, colaboradores da instituição, seus parentes ou pessoas da comunidade.

O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Liberal com o acompanhamento da geriatra Helen Arruda e participação de profissionais de diversas áreas e setores da instituição. As reuniões do Grupo de Envelhecimento Ativo ocorrem todas as segundas-feiras.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos