Órgãos monitoram região lagunar da APA do Catolé e Fernão Velho

IMA, Sempma e BPA fazem levantamento das áreas mais críticas da região e atuam no combate a crimes ambientais

1452f601-373f-4a55-aa84-0fe5164bd1ff

Uma equipe da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) realizou um monitoramento na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho no último fim de semana.

O monitoramento faz parte de um plano de ações com foco no diagnóstico ambiental da APA. “Após a elaboração do diagnóstico, medidas pontuais serão realizadas para coibir irregularidades”, explicou Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA.

Durante a ação, alguns apetrechos de pesca foram apreendidos, por uso irregular, pelo pelotão aquático do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). A ação contou também com equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sempma) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Em uma reunião realizada no início deste mês de setembro, com membros do Conselho Gestor da APA, ficou definido que os órgãos, com auxílio do município de Santa Luzia do Norte, farão um levantamento das áreas mais críticas da região.

Segundo Marco Diniz, assessor da APA, a ação é importante, pois ainda não há o pleno conhecimento sobre a situação lagunar da área. “Com o diagnóstico ambiental, será possível traçar estratégias de monitoramento e fiscalização para coibir crimes ambientais”, afirma.

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos