Vídeo revela desequilíbrio ambiental com presença de águas vivas no Rio Meirim

O Instituto Biota divulgou, na manhã desta terça-feira (27), um vídeo de espécies de águas vivas encontradas no Rio Meirim, onde há transição entre o rio e o mar, Litoral Norte de Alagoas. De acordo com o diretor executivo do Biota, o biólogo Bruno Stefanis, a espécie exótica se traduz em desequilíbrio ecológico para a região.

No último dia 23, técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) foram até o local, nas proximidades do bairro de Pescaria, e constataram a presença desses animais.

Segundo Juliano Fritscher, biólogo consultor do IMA, essa região se encontra represada, sendo abastecida apenas por marés mais altas, o que ocasiona a formação de uma zona com pouco fluxo de água onde as águas-vivas podem se proliferar com facilidade pela ausência de predadores. “Isso gera uma supremacia desses animais em relação aos outros organismos marinhos”, explicou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do órgão.

O animal pode afetar a atividade de pesca e a vida de pescadores, além de ser uma ameaça aos banhistas. Com isso, a equipe de biólogos fará o monitoramento periódico da área e o laboratório do IMA analisará a qualidade da água, mas, até que a situação se regularize, o Instituto recomenda que as pessoas não utilizem esse trecho do rio e alerta ainda que, no caso de queimaduras, os banhistas procurem atendimento médico imediatamente.

Veja o vídeo (imagens filmadas por Saulo Vilabela)

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos