Ciclistas “constroem” ciclovia na Fernandes Lima para chamar atenção de candidatos

CicloMobilidade Maceióciclista

Quem passou pela Avenida Fernandes Lima na manhã dessa sexta-feira (30) notou algo diferente: havia uma ciclovia no canteiro central, próximo ao elevado do Cepa. Esta é uma antiga demanda dos ciclistas urbanos da capital que finalmente foi atendida, pelo menos de forma simbólica.

A ciclovia, pintada em 16 metros de tecido, foi instalada no canteiro central da avenida pela Ciclomobilidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de Maceió), como parte da campanha nacional Bicicleta nas Eleições. A ação busca chamar a atenção de candidatos a prefeito e a vereador da cidade para a importância de incluir em suas pautas políticas de mobilidade voltadas para a bicicleta.

Em fevereiro deste ano, uma contagem feita pela Ciclomobilidade mostrou que mais de 1.100 ciclistas transitam pela avenida todos os dias, dividindo a faixa azul com carros, ônibus e caminhões. Em busca de segurança, muitos deles utilizam o canteiro central, que ainda não oferece infraestrutura cicloviária adequada.

O ciclista Marcos Cesar Luz espera que a ação ajude a dar mais visibilidade à bicicleta na cidade. “Espero que as pessoas que utilizam a bicicleta como modal ocupem cada vez mais as vias, de forma consciente, para que sejam vistas e para que o uso da bicicleta seja visto como uma coisa natural. Isso é importante para que os motoristas entendam que existem outros modais no trânsito que também precisam ser respeitados. As vias precisam ser compartilhadas com respeito”, diz Marcos Cesar Luz.

Candidatos signatários e passeio coletivo

Na tarde desta sexta-feira, a Ciclomobilidade vai divulgar a lista final de candidatos a prefeito e a vereador que assinaram a carta de compromissos com a mobilidade por bicicleta em Maceió. A lista será divulgada no site ciclomobilidade.org.

Já à noite, a Ciclomobilidade promove um passeio ciclístico em parceria com a Associação Alagoana de Ciclismo (AAC), cujo percurso irá incluir a avenida Menino Marcelo e também a Fernandes Lima. A saída será às 19h30 na Praça Vera Arruda, na Jatiúca.

A campanha Bicicleta nas Eleições, organizada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), está sendo realizada em mais de 50 cidades do Brasil e busca colocar a mobilidade por bicicleta na pauta de prefeitos e vereadores em todo o país. Mais informações no site www.bicicletanaseleicoes.org.br.

Fonte: CicloMobilidade Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos