Braskem realiza Simulado Setorial com estudantes do Trapiche

Colocando em exercício o plano de ação para emergências, a Braskem e o programa de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) vão conduzir, na próxima sexta-feira (21), um Simulado Setorial com duas escolas e uma creche no bairro do Trapiche, com foco nas rotas de evasão. Este será o primeiro de três simulados com a comunidade e órgãos públicos que a petroquímica vai conduzir entre outubro e novembro em Maceió.

Para este Simulado Setorial, não será preciso interdição de rua ou cenários de atendimento, então apenas a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), entre os órgãos que compõem o APELL, irá participar com a Braskem. A programação prevista é reconhecimento de rota de evasão, apresentação dos pontos de encontro e aplicação dos procedimentos em caso de situação real por parte dos coordenadores de evasão (professores e alguns alunos), conforme treinamento visto ao longo do ano com o APELL.

“O plano de ação foi elaborado pela coordenação do programa, entregue à direção das instituições e, agora, será o momento de teste, com percurso passo a passo dos procedimentos em caso de uma ocorrência real. Todo ano realizamos este tipo de exercício com a comunidade, para intensificar o conhecimento sobre os procedimentos e esclarecer eventuais dúvidas”, apontou Régia Melo, analista da área de relações Institucionais e Marketing da Braskem, que está acompanhando toda programação de Simulados que a empresa vai realizar em 2016.

Serão mobilizados aproximadamente 350 alunos entre 2 e 14 anos de idade na Creche Escola Pingo D’Água, Escola de Educação Infantil Vice-governador Francisco Melo e Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida (conhecida como CAIC). Ao final do Simulado, todas as crianças irão participar de atividades recreativas, com animadores, brinquedos e lanche.

Outros Simulados

O Simulado Setorial é o primeiro exercício de resposta a emergência que o APELL irá conduzir entre Braskem, comunidade e parceiros. O próximo será o Simulado de Mesa, em 03 de novembro, com os órgãos públicos ligados ao atendimento de emergências e segurança, onde serão mapeados os procedimentos de resposta de cada instituição em uma ocorrência real. Ao contrário dos demais, esta não é uma ação de campo, mas sim uma reunião entre os atores envolvidos.

Estes exercícios são preparatórios para o Simulado de Emergência que será realizado em 18 de novembro, com cenários na fábrica e arredores para verificar procedimentos internos, evacuação das pessoas e tempo de resposta dos serviços de emergência.

 

Fonte: Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos