PEC 241: Estudantes ocupam campi de instituições federais em Alagoas

Alagoas24horas / Arquivo{45f6b488-a98f-476c-be08-f3c6cd448fee}_protesto estudantes 022

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ocupam, desde a noite dessa quarta-feira (19), o campus em Delmiro Gouveia em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. Com isso, as atividades acadêmicas estão suspensas na localidade.

De acordo com os manifestantes, a PEC afeta diretamente a qualidade do ensino público no país e limita futuros investimentos nesse setor. Os protestos fazem parte de uma série de manifestações realizadas em todo o Brasil em diversas unidades de ensino.

Neste caso, a ocupação em Delmiro Gouveia ocorre dois dias após outras três unidades de ensino do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – em Satuba (no último dia 10), Santana do Ipanema (no última 14) e Marechal Deodoro (no último dia 18) – terem tido também as aulas paralisadas em consonância ao movimento.

De acordo com a assessoria de comunicação da Ufal, até o momento não há um acordo entre manifestantes e a direção da unidade de ensino em Delmiro Gouveia.

Estudantes alagoanos ocupam ainda os campi da Universidade Federal de Alagoas de Palmeira dos Índios e sertão.

IFAL

Os estudantes do Ensino Médio do Ifal Campus Maceió estiveram mobilizados na manhã desta quinta-feira (20). A manifestação foi organizada pelo grêmio estudantil Edson Luiz e deve continuar amanhã e na próxima semana, quando a PEC será colocada em votação.

Nesta sexta-feira (21), o Sindicato dos Federais da Educação Profissional e Tecnológica no Estado de Alagoas – Sintietfal promove Assembleia Geral no Campus Maceió a partir das 9 horas. A Assembleia terá a participação de servidores e estudantes da instituição, que irão definir novos atos de mobilização contra a PEC 241.

O Campus Maceió é o quarto campus do Ifal com estudantes mobilizados contra as novas medidas governamentais. Os campi Satuba, Maragogi, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema tiveram ocupação e mobilização de estudantes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos