Módulo Schiaparelli colidiu com solo de Marte, diz agência europeia

Sonda americana MRO reconhece Schiaparelli na superfície de Marte (Foto: ESA/Nasa/Divulgação)
Sonda americana MRO reconhece Schiaparelli na superfície de Marte (Foto: ESA/Nasa/Divulgação)

Uma imagem da Nasa indica que o módulo de pouso russo-europeu Schiaparelli colidiu com a superfície de Marte, segundo divulgou a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta sexta-feira (21). Os responsáveis pela missão investigavam o estado do módulo desde a quarta-feira, quando ultrapassaram a atmosfera do planeta e o sinal foi perdido.

Schiaparelli “chegou à superfície de Marte com uma velocidade muito mais alta do que o previsto”, disse Thierry Blancquaert à AFP, um dos responsáveis pela missão da ESA, após analisar a foto tirada pela sonda americana MRO. Apesar de o módulo ter colidido, na mesma missão, a agência conseguiu manter em órbita a sonda TGO.

A Europa, em parceria com a Rússia, tentou pela segunda vez realizar um pouso seguro em Marte. Isso ocorreu 13 anos após a primeira tentativa de aterrissagem no planeta vermelho – em 2003, a sonda Mars Express lançou o pequeno módulo Beagle 2, de concepção britânica, mas o robô nunca deu sinais de vida. Os cientistas sabem desde que 2015 que ele pousou, mas estava danificado.

Sobre a missão
A sonda e o módulo de pouso Schiaparelli constituem o primeiro episódio da ExoMars, uma ambiciosa missão científica, dividida em duas etapas (2016 e 2020) e que pretende buscar indícios de vida atual e passada em Marte.

O TGO (Trace Gas Orbiter) orbita na atmosfera de Marte para detectar rastros de gases como o metano, que poderia indicar a presença de uma forma de vida atual no planeta.

“No momento tudo está bem para a sonda e para Schiaparelli, que atualmente hiberna para economizar energia”, afirmou na terça-feira à noite à AFP o diretor do módulo de pouso, Thierry Blancquaert, que estava no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), em Darmstadt (Alemanha).

O clima no planeta vermelho não é excelente. “Há tempestades de poeira. Mas nada dramático. Não atrapalha. Não é inquietante”, disse.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos