AL terá 16 representantes em regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Foram escolhidos quatro textos de cada área: Artigo de Opinião, Crônica, Memórias Literárias e Poema

Ana Paula Lins e Acervo Escola Ana LinsAL terá 16 representantes em regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

AL terá 16 representantes em regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alagoas terá 16 representantes na etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP). Ao todo, foram quatro textos selecionados para cada uma das quatro categorias que compõem a competição: Artigo de Opinião, Crônica, Memórias Literárias e Poema.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas brasileiras. Em Alagoas, a comissão estadual avaliou 379 textos, dos quais 16 produções foram escolhidas para a etapa regional.

Na etapa regional, os alagoanos viajarão para uma capital brasileira onde se juntarão aos demais selecionados do restante do país para participar de oficinas para o aperfeiçoamento de seus textos. Nas etapas regionais, também haverá a definição dos textos que seguirão para a fase nacional.

Etapa regional

Esta semana (de 25 a 27 de outubro), os alunos finalistas da categoria Artigo de Opinião estarão reunidos em São Paulo, enquanto no período de 8 a 10 de novembro, Porto Alegre recebe os finalistas da categoria Crônica. Fortaleza sediará a etapa regional da categoria Memórias Literárias de 16 a 18 de novembro, enquanto Salvador reunirá os selecionados para categoria Poema de 22 a 24 de novembro.

“Este é um momento ímpar, tanto para os alunos, quanto para os professores. Os alunos terão a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendem em sala de aula, além de poder socializar com outros alunos, de várias partes do país, que estão engajados no mesmo processo”, afirma Jair Porto, coordenador estadual da OLP.

Em São Paulo

Três alunos da rede pública estadual e uma aluna do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, integram a comitiva alagoana que estará em São Paulo durante toda esta semana para participar das oficinas da etapa regional da categoria Artigo de Opinião.

Um deles é Lucas da Silva Farias, aluno da Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana, que viaja acompanhado pela professora Maria dos Santos França. “Fiquei surpreso e também muito feliz quando soube que fui selecionado. Agradeço ao apoio de todas da Escola Santos Ferraz”, diz Lucas.

A professora Maria França aponta as qualidades do texto do estudante. “Quando li o artigo de Lucas, percebi que ele tinha um forte poder de argumentação e, consequentemente, fortes chances de ser escolhido. Estamos muito felizes com o resultado”, conta.

A Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, também está em festa com a seleção da aluna de Isabele Tenório Santos para a etapa regional. A estudante da 2ª série do Ensino Médio viaja acompanhada pela professora Camila Cruz.

“Isabele é uma aluna muito aplicada e muito merecedora deste momento, assim como a professora Camila. Nós estamos duplamente felizes, tanto pela nossa aluna e professora como pelas suas famílias”, afirma a diretora-geral Josimeire Queiroz.

Selecionados

Confira abaixo a lista completa dos 16 alagoanos selecionados para a etapa regional da OLP:

Artigo de opinião:

“A proposta de uma vida digna entre o esporte e a moradia”, de Isabele Tenório Santos, da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos; “Liberdade ou Sensura?” (FIC), de Natália Samara Nobre, do IFAL Arapiraca; “Patacho nosso”, de Vinícius Rudney Ancelmo da Silva, da Escola Estadual Ciridião Durval, de Porto de Pedras; e “Ordem e progresso da escola à futura geração do Brasil”, de Lucas da Silva Farias, da Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana.

Crônica:

“Morada Clandestina”, de Tatiane Vitória da Silva Santos, da Escola de Ensino Fundamental Marieta Leão, de Rio Largo; “Olhar nas alturas”, de Thaisa da Silva Cavalcante, da Escola Municipal MJ José Tenório de A. Lins, de Boca da Mata “Rotina Escolar”, de Maria das Graças da Paz Abreu, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oton Gaspar de Farias, de Carneiros e “A Lagoa”, de Alexandre de Freitas Melo, da Escola de Ensino Fundamental Professor José Rodrigues Filho, de Lagoa da Canoa.

Memórias literárias:

“As pegadas da vida”, de Genilza Santos Oliveira, da Escola Rural Dom Antônio Brandão, de Piranhas; “Superação”, de Daniela Gomes da Silva, da Escola de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto Melo, de Arapiraca; “A embarcação das lembranças na locomotiva da vida”, de Júlio César Fernandes de Melo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Esmeralda Figueiredo, de Rio Largo; e “A chegada inesperada”, de José Mayc dos Santos da Silva, da Escola Municipal de Educação Básica Alice Oliveira Santos, de Água Branca.

Poema:

“A saga do meu povo”, de Thiago de Andrade dos Anjos, da Escola Rural Dom Antônio Brandão, de Piranhas; “A valentia de um rio”, de Bruno Kauã Correia dos Santos, da Escola de Ensino Fundamental Professora Rosineide Tereza Martins da Conceição, de Rio Largo; “Mar, meu doce mar”, de Rayza Pereira da Silva, do Grupo Escolar João Antônio da Costa, de Porto de Pedras e “Dos meus olhos”, de Valmir Lima dos Santos, da Escola Municipal de Educação Básica Presidente Garrastazu Medice, de Jequiá da Praia.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos