Orientação ao empresário é destaque na Caravana Fecomércio

Ascom/FecomércioAtendimento da Fecomércio

Atendimento da Fecomércio

Capital de giro, o anseio para ampliar os negócios, o desejo em se tornar empresário e fugir do desemprego foram algumas das situações que chegaram ao balcão de atendimento da Caravana Fecomércio, uma ação do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Sindilojas Arapiraca, ocorrida hoje (26), na Praça Bom Conselho, e que atraiu vários arapiraquenses. Todos os atendimentos foram gratuitos. Amanhã, a Caravana estará em Palmeira dos Índios, na Praça da Independência.

A proposta da Caravana é contribuir com os empresários, a exemplo de Aparecida Maria dos Santos Messias. Há seis meses, Aparecida abriu o próprio negócio no ramo de confecções para com receio de aumentar a estatística do desemprego. A situação dela é similar a de milhões de brasileiros que começam a empreender no momento de crise econômica. “Falta capital de giro, falta muita coisa ainda. Por isso, valoriza todas as iniciativas como essa Caravana. Mais experiência, mais informações que podem me ajudar e muito”, comentou.

Há 25 anos no segmento de calçados, Jurandir de Oliveira Silva, sente necessidade de se atualizar. O comércio o acompanha desde a infância, quando presenciava o pai atuante também no ramo de calçados. Após a consulta com o instrutor do Senac, José Renan Laurentino, Jurandir foi categórico. “É uma orientação que vale a pena, principalmente, para mim, pois tenho intenção em ampliar a loja”, afirmou.

Para o presidente do Sistema Fecomércio e do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, o momento é de retomada da economia. Segundo ele, o desafio agora é trilhar um caminho no qual esse crescimento econômico seja gradativo e que o empresário possa ser protagonista desse novo momento. “As prefeituras vão iniciar uma nova gestão e uma parceria com o setor produtivo certamente irá conduzir ao desenvolvimento. A proposta é focar no crescimento. Ter como objetivo trabalhar para oferecer um ambiente propício ao empresário que, por sua vez, gera empregos, contribui com impostos e leva ao desenvolvimento sólido”, observou.

O empresário é o foco da Caravana, mas os serviços oferecidos gratuitamente pelo Sesc e o Senac são voltados também para os comerciários e à população em geral. A avaliação nutricional oferecida pelo Sesc alertou a dona de casa Claudinete Maria Pituba. Ela foi informada que está com sobrepeso e as possíveis consequências, como glicose alta, pressão alta, dificuldade para atividades do cotidiano, entre outros. A orientação da nutricionista é adotar uma rotina saudável com base em uma alimentação balanceada, ingestão de muita água e adoção da prática de exercícios físicos. “Pra mim foi muito importante saber porque, na correria do dia, a gente acaba nem indo ao posto de saúde”, comentou.

Além da avaliação nutricional, a equipe do Sesc fez o teste do Índice de Massa Corporal (IMC), glicemia, verificação da pressão arterial, entre outros.

 O Senac participou com o seu portfólio de cursos e demonstrando na prática o potencial do aluno Senac no mercado de trabalho. Os instrutores atenderam à população com corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelha. A agricultora Odete Oliveira, 52 anos, pela primeira vez, se maquiou e fez a sobrancelha. “Gostei muito”, comentou com a autoestima renovada.

PROGRAMAÇÃO (Comum a todos os municípios)

14h às 18h | BALCÃO DE ORIENTAÇÕES

Orientação empresarial;

Pesquisa de mercado: uma ferramenta para conhecer seu cliente;

Contribuição sindical: tire suas dúvidas;

Certificado digital: sua empresa vai precisar;

Como conquistar crédito para minha empresa.

 

A partir das 15h | PALESTRAS

15h – Sonho de ser empresário;

15h40 – Saúde, qualidade de vida e benefícios da ginástica laboral;

16h20 – Fluxo de caixa: a melhor ferramenta para organizar minha empresa;

17h – Gestão visual de vitrine: a porta de entrada da sua loja;

17h40 – Como conquistar crédito para minha empresa.

 

PALESTRA MAGNA

20h – Como aumentar as vendas da sua empresa no Natal.

 

14h às 18h | SERVIÇOS

Beleza: corte de cabelo, maquiagem, penteado e design de sobrancelhas;

Ações recreativas, esportivas e de orientações coletivas em Saúde;

Oficina de aproveitamento integral de alimentos (Mesa Brasil);

Boca inflável – Saúde bucal;

Unidade Móvel de Biblioteca (BIBLIOSESC);

Serviço de emissão de Carteira do Comerciário.

Fonte: Ascom/Fecomércio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos