Tradição e fé reúnem milhares de fieis de Frei Damião em Palmeira

Todo Segundo1

Missas, vigílias, bênçãos e procissão marcaram as celebrações que lembram o nascimento de Frei Damião, o Apóstolo do Nordeste, neste domingo (06), no Distrito de Canafistulo de Frei Damião, em Palmeira dos Índios.

O momento foi repleto de louvores, orações e leituras da palavra de Deus, que contou com fiéis de todos os lugares do nordeste que vieram, para prestar as homenagens ao frade. A relação das pessoas com o Distrito, é histórica, uma vez que por vários anos o Frei esteve no distrito realizando as Santas Missões, que atraiam milhares de fieis.

As homenagens começaram logo cedo com cânticos, louvores e orações e terminou com uma grande procissão e a missa campal, celebrada na Associação Beneficente Frei Damião, em homenagem a data de nascimento do “Apóstolo do Nordeste”. A missa foi celebrada pelo padre Aloísio Ferreira, pároco do povoado de Canafístula.

O ex-deputado e organizador das festividades, Antonio Ferreira, revelou que anualmente a expectativa no número de romeiros é superada e este ano não foi diferente. “É muito bom realizar esse trabalho. Estamos há algum tempo à frente deste projeto, mas quem ganha com isso são os fiéis. Se houvesse um ajuda para reforçar nossa estrutura, os romeiros seriam melhor recepcionados. É gratificante fazer parte desse projeto de fé”, expôs Ferreira.

O evento com a presença do prefeito eleito Júlio Cezar (PSB), que agradeceu e parabenizou a presença dos romeiros. “Dia 4 de julho, vai ter uma grande festa aqui, por nós ajudar  Antonio Ferreira,  fazer um evento, para trazer o nordeste mais um vez a Palmeira dos Índios. Nós vamos montar uma grande estrutura de som, de palco e grande coral, por o Frei Damião merece e o nosso povo merece”, disse.

As homenagens a Frei Damião ocorrem duas vezes no ano. O último domingo de maio e o primeiro domingo de novembro, são sagrados para os fieis de Frei Damião. As datas são muito especiais para eles, pois marcam o nascimento e morte do Frei Capuchinho.

Fé e Devoção
A força da devoção dos fiéis fez Canafistula de Frei Damião amanhecer repleta de católicos. As homenagens iam de silenciosas orações a cantos fervorosos. Na capela, um idoso de 82 anos, revelou sua fé. “Tudo que eu peço ele me ajuda. Quando eu perco algo ela me ajuda a encontrar. É como nosso pai, ele é nosso pai”, disse Miguel Joaquim.

Sobre Frei Damião
Frei Damião nasceu em 5 de Novembro de 1.898, em Bozzano,na Itália.Ordenou-se sacerdote em 5 de Agosto de 1.931.Faleceu aos 96 anos de idade e levado à sepultura ao som do hino de Nossa Senhora,na Capela de Nossa Senhora das Graças, como era de sua vontade na capital pernambucana, Recife.

Ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste, um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões.

Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista.

Fonte: Todo Segundo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos