Trabalhos do Prêmio Zélia Maia Nobre são julgados por profissionais de destaque nacional

AssessoriaTrabalhos do Prêmio Zélia Maia Nobre são julgados por profissionais de destaque nacional

Trabalhos do Prêmio Zélia Maia Nobre são julgados por profissionais de destaque nacional

Incentivar o concurso público de projetos, valorizando novos profissionais. Este é um dos objetivos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) e que pode ser observado posto em prática há dois anos na instituição através de uma ação que tem dado certo com o “Prêmio Zélia Maia Nobre de Excelência em Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo”.

O prêmio, que estimula e valoriza novos profissionais que estão ingressando no mercado, está em sua segunda edição e já entrou no calendário fixo de atividades dos CAU/AL. Ele acontece durante as comemorações do Dia do Arquiteto e este ano será realizado no dia 13 de dezembro, durante a festa de inauguração oficial da nova sede, no empresarial Norcon, no bairro de Mangabeiras.

Organizado pela Comissão de Ensino e Formação, o Prêmio Zélia Maia Nobre dobrou o número de inscritos para este ano e teve participação de estudantes do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo no Estado de Alagoas de instituições públicas e privadas, com trabalhos de conclusão apresentados e aprovados no período de 02 de outubro de 2015 a 01 de outubro de 2016, cujo escopo seja projeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico.

A comissão julgadora, que esteve reunida fazendo o julgamento dos trabalhos foi formada por arquitetos de destaque nacional, com grandes feitos para a arquitetura e o urbanismo, inclusive com livros e artigos publicados nacionalmente e internacionalmente. Entre eles, Leonardo Salazar Bittencourt, Mário Aloisio Barreto Neto e Eduardo Henrique Omena Bastos.

Para Tânia Gusmão, presidente do CAU/AL, este contato com concurso logo após a conclusão de curso deve servir de estímulo para os novos profissionais. “Alagoas tem conseguido destaque em grandes concursos de projetos arquitetônicos no Brasil e no mundo. Esta oportunidade que estamos proporcionando aos novos profissionais de participar de um prêmio como este pode ser, para alguns destes novos arquitetos e urbanistas, o pontapé inicial para que alcançar voos muito mais altos do que eles possam imaginar”, destacou.

Banca de examinadores

Leonardo Bittencourt possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Environment and Energy Studies – Architectural Association Graduate School (1993). É professor da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência em consultoria, projetos e pesquisas na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, sustentabilidade do espaço construído, arquitetura bioclimática, eficiência energética em edificações e projeto de arquitetura. Publicou livros, capítulos de livros e mais de uma centena de artigos em eventos nacionais e internacionais.

Já Mário Aloisio é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), membro da União Européia de Técnicos Científicos e Titular da empresa Traço Planejamento e Arquitetura. Já projetou mais de 900 mil m² em obras como o Aeroporto Internacional de Maceió, terminais rodoviários, hotéis, hospitais, indústrias, edifícios públicos, escolas e edifícios residenciais.

O terceiro membro da banca examinadora é Eduardo Henrique Omena Bastos. Ele possui Especialização em Design, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1986). Atuou como professor no Curso Superior de Arquitetura do Centro de Estudos Superiores de Maceió, atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Tem experiência na área de Arquitetura e Construção, com ênfase em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais, arquitetura de interiores e serviços de saúde e educação. Atua também na elaboração de Perspectiva (Exteriores e Interiores), Expressão e Valorização Gráfica de projetos arquitetônicos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos