Artista contemporâneo Dalton Costa tem obra exibida na novela “A Lei do Amor”

Escultura “Caixa”, da série “Fé”, une aspectos da cultura popular e contemporânea em uma única obra

AssessoriaDalton Costa

Dalton Costa

Depois de levar peças de arte popular ao horário nobre, a novela “A Lei do Amor”, que é exibida às 21h na Rede Globo, vai ganhar uma obra contemporânea de um artista de Alagoas. A escultura “Caixa”, da série “Fé”, do escultor Dalton Costa, fará parte da coleção da personagem Helô, interpretada pela atriz Cláudia Abreu.

Na trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Vilari, Helô é proprietária de uma galeria de arte especializada em arte popular. De acordo com Dalton, ter uma obra sua exibida em rede nacional é uma surpresa, mas também um motivo de orgulho. “Apesar de ser um artista contemporâneo, minha obra se inspira no universo popular, principalmente na religiosidade e nos costumes de diversas comunidades do interior de Alagoas e outros estados nordestinos”, diz o artista, acrescentando que a novela é uma forma de reconhecer a importância de divulgar a arte brasileira. “Eu fico orgulhoso de estar entre os escolhidos, uma oportunidade de minha obra promover um diálogo entre as diversas culturas do Brasil.”

Além de Dalton, outros artistas alagoanos também possuem peças na galeria fictícia. Essas peças, no entanto, são uma pequena mostra da arte produzida no Estado. De acordo com a artista visual e galerista Maria Amelia Vieira, esposa de Dalton e uma das fundadoras da Galeria Karandash de Arte Popular e Contemporânea, a novela “A Lei do Amor” é uma grande vitrine para os artistas do estado. “Muitos deles já tem um grande reconhecimento. O João das Alagoas, por exemplo, tem obras expostas em diversos estados do Brasil e até no exterior”, conta Maria Amelia, acrescentando que a Karandash reúne em seu acervo mais de 2.000 peças de artistas de Alagoas e de diversos outros estados do Nordeste. “É uma das maiores e mais significativas coleções de arte popular do Brasil. Temos esculturas de Dona Irinéia, Fernando Rodrigues, Zé do Chalé, Vieira, Nino, Manoel Graciano, Zé Celestino, e centenas de outros em suas mais diversas fases”, diz a artista.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos