Grupos de cultura afro definem programação para a Festa das Águas

Marco Antônio/Secom Maceió05MA-Projeto-Velas-Artes-38-1024x680

A programação da tradicional Festa das Águas, realizada há nove anos em Maceió e que acontece no próximo dia 8 de dezembro, na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara, deve ser definida por grupos de cultura afro em encontro nesta sexta-feira, 25, no Cenart, a partir das 15h. Os últimos ajustes sobre a realização do evento foram feitos na manhã desta quinta-feira, em reunião no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). A manifestação cultural e religiosa conta com apoio da prefeitura da capital, que deve garantir toda a infraestrutura de palco, som e iluminação às apresentações artísticas.

De acordo com o diretor de Produção da Fmac, Keyler Simões, a edição deste ano também conta com apoio do projeto Ações Culturais Para a Cidade de Maceió, fruto de convênio da fundação com o Ministério da Cultura. Com isso, 30 grupos culturais devem fortalecer a parte artística do evento, incluindo mais uma edição do Giro dos Folguedos, que reúne associações da cultura popular alagoana.

“A Festa das Águas vai contar com toda a estrutura de palco montado na Praça Multieventos, para apresentações de afoxés, grupos de capoeira, entre outras manifestações afrodescendentes. Simultaneamente, grupos que fazem parte do projeto Giro dos Folguedos também se apresentarão em tablados disponibilizados entre as imediações da Praça Lions em direção a multieventos”, antecipa Simões. Ele informa ainda que todos os grupos participantes, devidamente aptos com documentação na Fmac, devem receber cachê, garantido através de convênios com o MinC.

Amaurício de Jesus, do setor de Políticas Culturais da Fmac, lembra que toda programação deve ser definida pela própria comunidade cultural envolvida, protagonista e principal realizadora da Festa das Águas, celebrada em comemoração ao Dia de Iemanjá, orixá cultuado entre os povos de matriz africana.

“A festa é uma construção coletiva e acontece há nove anos de forma espontânea. Este ano a gente se organizou e solicitou à Fmac a estrutura para apresentações. A festa é nossa”, destaca a mobilizadora cultural Bárbara Santana, coordenadora do Afoxé Povo de Exú.

A reunião para definir toda a programação acontece a partir das 15h desta sexta-feira, no prédio do Cenart, localizado na Rua Dr. Pedro Monteiro, 108, no Centro de Maceió.

Fonte: Marcelo Amorim – Ascom Fmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos