Formula 1


Hamilton vence, mas não impede título de Rosberg

A 53ª vitória de Lewis Hamilton na Fórmula 1 com certeza não será uma das mais doces de sua carreira. O piloto britânico fez o que tinha de fazer neste domingo (27). Ele venceu o GP de Abu Dhabi, mas viu Nico Rosberg ser o segundo colocado.

Com o resultado, o alemão conquistou pela primeira vez o título de campeão mundial da F1, se tornando o segundo filho a repetir a façanha do pai no campeonato. Além dele, Damon Hill também repetiu seu pai, Graham Hill (campeão em 1962 e 1968), em 1996. Pai de Nico, Keke Rosberg foi campeão da F1 em 1982.

No fim, Nico Rosberg faturou o título frente a Lewis Hamilton por cinco pontos, 385 contra 380. Durante a prova, Hamilton bem que tentou segurar seu ritmo para fazer as Red Bulls e Ferraris atacarem Rosberg. No entanto, após ser repreendido por seu engenheiro via rádio, o inglês desistiu da tática. Mesmo assim, com Vettel chegando de pneus mais novos no fim, o piloto ainda tentou mais uma vez segurar o parceiro. A diferença entre no top-4 foi de 1s6.

Completando o pódio veio o alemão Sebastian Vettel, que fez grande prova e se aproveitou do mau ritmo proposital de Hamilton para chegar. Max Verstappen fez boa prova também e foi quarto apesar de uma rodada na primeira curva. O holandês fez apenas uma parada e bateu seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, quinto.

Felipe Massa terminou sua última corrida na Fórmula 1 nos pontos. O piloto fez boa prova e finalizou na nona posição. Felipe Nasr foi o 16º.

Se aposentando também neste final de semana, Jenson Button foi forçado a abandonar a prova ainda no início. O campeão de 2009 teve um problema na suspensão dianteira direita após atacar demais uma zebra.

A corrida

Na largada, Hamilton permaneceu na primeira posição com Rosberg logo atrás. O australiano Daniel Ricciardo acabou perdendo o terceiro lugar para Kimi Raikkonen. Vettel ficou em quinto, mas Max Verstappen acabou perdendo o controle de seu carro na primeira curva, rodou e caiu para último.

O top-5 ficou inalterado nas primeiras voltas, com Max Verstappen se recuperando cada vez mais. Hamilton parou na volta 7, com Rosberg entrando uma volta depois. Com as paradas feitas, o top-6 era Hamilton, Verstappen (que não havia parado), Rosberg, Raikkonen, Ricciardo e Vettel.

Rosberg até tentou ultrapassar Verstappen, mas desistiu após o holandês se defender. Voltas depois, Nico tentou de novo e passou Max apesar de uma forte resistência. O piloto holandês parou na volta 22.

Na segunda sessão de paradas, Ricciardo passou Raikkonen. Hamilton e Rosberg conseguiram retornar à frente de Verstappen – que tentava fazer uma parada apenas. Hamilton começou a virar mais lento para tentar fazer as Red Bulls se aproximarem de Rosberg. Vettel parou na volta 38 e devolveu o primeiro lugar a Hamilton.

Hamilton tentou reduzir seu ritmo para fazer outros carros chegarem em Rosberg, mas sem sucesso. Mesmo com Vettel chegando no fim, Nico Rosberg faturou o título mundial por cinco pontos.

Fonte: MotorSport

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>