Dezembro Vermelho: detentos do Agreste serão atendidos

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra a AIDS, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fará um rastreamento com 100% da população carcerária do presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, no dia 15. As ações educativas envolverão os 863 reeducandos e serão realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

De acordo com Robert Lincoln, técnico responsável pelas políticas transversais da Supervisão de Promoção da Saúde da Sesau, o rastreamento das doenças sexualmente transmissíveis e HIV irá garantir o diagnóstico precoce, tratamento e monitoramento destas enfermidades.

“Os reenducandos estão classificados como uma população vulnerável e por isso que nós da Sesau iremos fazer os testes rápido para a detecção do vírus do HIV em 100% da população carcerária da unidade prisional do Agreste e caso o resultado seja positivo, iremos orientar e encaminhar as pessoas para uma das unidades de referência no Estado”, destacou o técnico. Acrescentando que como a maioria dos detentos possui o direito à visita íntima, o diagnóstico irá evitar que ocorra a transmissão direta.

Serão distribuídos preservativos para os reeducandos e funcionários do sistema penitenciário. “Com a entrega das camisinhas e as orientações de como se prevenir, vamos tentar reduzir os índices das DSTs que mais acometem os detentos do sistema prisional que são: HIV, Hepatite B e C, gonorreia, herpes, sífilis e tricomoníase”, finalizou Robert Lincoln.

Unidade de Referência

Em Alagoas existem seis Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) – unidades de referência para o tratamento de AIDS, onde as pessoas diagnosticadas com o vírus HIV são encaminhadas.Eles estão instalados em Arapiraca, Delmiro Gouveia, União dos Palmares e três em Maceió (PAM Salgadinho, Hospital Escola Hélvio Auto e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos