SMCCU apresenta Plano de Reordenamento da orla

Pei Fon/ Secom MaceióReunião sobre o reordenamento da orla de Maceió.

Reunião sobre o reordenamento da orla de Maceió.

A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) apresentou, na tarde desta terça-feira (06), o Plano de Reordenamento da Faixa de Areia das Praias Urbanas de Maceió e da Rua Fechada. O encontro, que reuniu representantes do Município, Segurança Pública, empresários e moradores da região, aconteceu no Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.

Segundo o superintendente da SMCCU, Reinaldo Braga, o Plano traz um disciplinamento na ocupação da área pública, tanto na faixa de areia como no calçadão. “Queremos dar dignidade ao trabalho dos ambulantes e conforto para os maceioenses e os turistas. O objetivo da reunião foi discutir soluções que venham a melhorar a convivência na faixa de orla e no Domingo de Lazer. Queremos trazer a iniciativa privada para que se una ao poder público. Dessa forma, juntos, poderemos cuidar da nossa orla”, disse o gestor.

O Plano de Reordenamento foi pensado pela SMCCU de forma a contemplar todos os comerciantes que atuam na região, sejam ambulantes, artesãos ou empresários, como também garantir espaço de convivência para os usuários da Rua Fechada, criada há cerca de 20 anos, e os moradores da região. Entre as propostas apresentadas, estão a criação de locais específicos para as atividades que hoje são desenvolvidas na orla, a padronização dos ambulantes e o reforço na segurança.

“Apresentamos uma série de medidas com foco na orla de Maceió, nosso principal ativo para o turismo e para o maceioense. Durante a reunião, além das propostas apresentadas, houve uma interação e alinhamento com a sociedade, presente no evento, com a possibilidade de coletar pleitos e deixar um canal aberto com os moradores daquela área. Eles podem se tornar nosso braço e denunciar eventuais irregularidades, situações adversas, para que a Prefeitura possa, com sua estrutura integrada, dar a resposta necessária que esperam”, destacou o secretário municipal de Promoção do Turismo, Jair Galvão.

Para empresário hoteleiro Milton Vasconcelos, a reunião foi importante para o setor. “Sabemos que o volume de passageiros e hóspedes que chegam à cidade na alta temporada chega a 500 mil pessoas. É primordial que conversemos sobre os detalhes, bem como o ambiente macro, para  nos preparamos para que quando o turista chegar a nossa cidade, encontre-a muito organizada, bonita, limpa, se encante e volte. E faça nossa propaganda boca a boca. A discussão é válida para que tenhamos uma excelente temporada”, disse o empresário.

Além da SMCCU, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Abrasel, Associação de Vendedores Ambulantes e Conselho de Segurança, além da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e das Secretarias Municipais de Segurança Comunitária (Semsc), Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Assistência Social (Semas) e Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos