Festa das Águas acontece nesta quinta e celebra Iemanjá

Secom MaceióGrupos se apresentam na Festa das Águas. Fotos: Marco Antônio/ Secom Maceió

Grupos se apresentam na Festa das Águas. Fotos: Marco Antônio/ Secom Maceió

A Festa das Águas, que acontece nesta quinta-feira (08), na Praça Multieventos, na orla da Pajuçara, em Maceió, vai reunir 30 grupos culturais para apresentações ao público. O evento, comemorativo ao Dia de Iemanjá, orixá cultuado entre os povos de matriz africana, tem início a partir das 8h da manhã. A última atração está programada para subir ao palco às 22 horas, segundo programação definida pela comunidade cultural ligada ao movimento afro-alagoano. A ação conta com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

De acordo com o diretor de produção da Fmac, Keyler Simões, os grupos de cultura afro se apresentarão na Multieventos dentro da programação definida pelos coordenadores do evento, enquanto os grupos de cultura popular farão exibições simultâneas em tablados espalhados pela área próxima ao local do evento.

“Vamos ter uma edição especial do projeto Giro dos Folguedos – Festa das Águas com grupos de  coco de roda, baianas, bumba-meu-boi, maracatu e taieira, que se apresentarão ao público no período da tarde”, acrescentou Simões. Ele destaca ainda que os recursos para apoio ao evento são provenientes de convênio da Fmac com o Ministério da Cultura (MinC) a partir de emenda parlamentar do senador Benedito de Lira.

Os últimos ajustes para a produção da festa foram acertados em um encontro entre os coordenadores do evento e representantes da Fmac,nessa terça-feira (06). “Está tudo preparado para a festa”, reforçou Wilson Santos, um dos representantes da comissão.

A Festa das Águas vai contar com toda a estrutura de palco, som e iluminação montados na Multieventos para apresentações de afoxés, grupos de capoeira e  outras manifestações afrodescendentes.

 

PROGRAMAÇÃO FESTA DAS ÁGUAS – Praça multieventos

 

8:00 Xirê de casas religiosas da Zona da Mata
9:30 Rodas de capoeira na praça 

 

10:30 Grupo Temba
11:00 Toni Edson
11:30 CEPA Quilombo
12:00 Banda Afro Mandela
12:30 Rogério Dyas e a Trincheira
13:00 Afojubá
13:30 Afro Zumbi
14:00 Afoxé  Ofá Omim
14:00 Cortejo das águas.  Carreata contra a intolerância Religiosa – Concentração às 14h no GUESB: Rua São Pedro n10e Village Campestre 2. Saída às 15h em direção a orla de Maceió com parada final na festa das águas na multieventos
15:00 Xirê do Ilê Axé Legionirê – Bela Vista , Benedito Bentes 2
16:30 Orquestra de tambores de alagoas
17:00 Chegada da carreata contra a intolerância Religiosa na Praça Multieventos
17:30 Naná Martins e Banda
18:00 Maracatu Raízes da Tradição
18:30 Afro Afoxé
19:00 Afoxé Povo de Exu
19:30 Maracaatodos
20:00 Coletivo Afro Caeté
20:30 Mel Nascimento
21:00 Banda Nação Palmares

 

 

Fonte: Ascom Fmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos