Evento marcará o Dia Internacional Contra Corrupção em Alagoas

Em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção (DICC) em Alagoas, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com o Fórum de Combate à Corrupção (Focco), que integra órgãos de fiscalização e controle, realizam na próxima segunda-feira (12), às 9h, no Auditório do Norcon Empresarial, um encontro com o objetivo de discutir diversos assuntos que estão interligados ao combate do mal danoso para a sociedade que é a corrupção.

Assim como acontece há 11 anos, são convidados para participar do DICC representantes dos três poderes e a sociedade civil organizada. Este ano, integra a essa comemoração, a realização do III Encontro da Rede de Controladorias do Estado de Alagoas. Para este momento, de forma especial, os organizadores do evento esperam contar com a presença dos controladores municipais que estão atuando e os que farão parte das novas gestões eleitas para os 102 municípios do Estado.

O superintendente da CGU em Alagoas, José William Gomes, destaca a importância da participação de todos em prol do fortalecimento e da cooperação para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no Estado.

“A ideia é sensibilizar, mobilizar e qualificar grupos de atores sociais com vistas a uma atuação cidadã, em prol do zelo contínuo pela oportuna e correta aplicação dos recursos públicos. Pretendemos promover o fortalecimento do controle social com ações de prevenção e combate à corrupção e transparência na gestão pública. Este ano, temos a grata alegria de união ainda maior dos órgãos de controle e fiscalização do Estado”, ressalta o chefe da CGU em Alagoas.

A controladora-geral do Estado de Alagoas, Maria Clara Bugarim, reforçou a importância das atividades desenvolvidas em prol do combate à corrupção. “O Encontro vai levantar discussões importantes acerca das medidas de transparência, controle social, e instrumentos que visam combater a corrupção; também é um momento para alinhar conhecimentos, compartilhar experiências na área de gestão pública e encontrar caminhos para o êxito dos trabalhos realizados nas controladorias”, destacou.

O promotor de Justiça José Carlos Castro, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do MPE/AL e também do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas, que representa várias instituições, destacou o trabalho que as instituições vêm realizando para cumprir as missões que possuem e reforçou que a união é de suma importância para vencer o mal danoso que é a corrupção.

“O combate à corrupção depende de todos nós. Precisamos continuar firmes na busca por melhores resultados. Precisamos prevenir combater e reagir. É perceptível a evolução das instituições de controle e fiscalização nas áreas de prevenção e investigação no combate à corrupção, o que é muito importante, mas a sociedade civil tem que abraçar a causa. A luta deve se de todos”, declarou o promotor.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos