Grupos religiosos de matriz africana prestam homenagens à Iemanjá

Milton Rodrigues / Alagoas 24 HorasDSC_0102

Grupos religiosos de matriz africana prestam homenagens, na manhã desta quinta-feira (08), na orla de Pajuçara, para a deusa Iemanjá, rainha do mar e mãe de todos os orixás.

A celebração atrai representantes do Candomblé e da Umbanda que cantam, dançam e deixam suas oferendas no mar. Representantes de grupos de capoeira também marcam presença na praia.

Segundo Nilton de Ogun, as cores utilizadas pelos adeptos das religiões, como o azul, branco e amarelo possuem significados. “O azul e o branco representam a cor do mar, por exemplo. Iemanjá é a mãe de todos os orixás e é a ranha do mar. Ela representa paz e saúde para todos”, conta.

Nilton é babalorixá de um terreiro localizado no Residencial Antônio Lins, em Rio Largo. “É muito difícil te falar quantos terreiros estão aqui representados, mas o número é bem expressivo”, diz.

Com Nilton, outros 20 religiosos de Rio Largo chegaram de ônibus para prestar homenagens. A movimentação na orla chamou a atenção ainda de turistas, como o paulista Diogo Cândido. “Essa é a segunda vez que passo férias em Maceió e a primeira que presencio essa festividade. Tô achando tudo muito lindo”, disse o engenheiro que estava acompanhado de esposa e filhos. Todos registravam com fotos as danças.

Fonte: Da redação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos