Saúde


Aeromédico do Samu participa da Operação Verão da SSP

Ação prossegue até março entre Marechal Deodoro e Barra de São Miguel

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Aeromédico é um dos reforços da “Operação Verão”, da Secretaria de Segurança Pública. A iniciativa visa prevenir e atender vítimas de afogamentos, além de acidentes automobilísticos e outros agravos que acontecem com mais frequência durante o período do verão. A equipe do Samu Aeromédico está atuando com voos de busca e salvamento preventivos, entre os trechos dos municípios de Marechal Deodoro (Praia do Francês) até Barra de São Miguel dos Campos. A operação termina no próximo dia 5 de março.

De acordo com o coronel André, Chefe Especial de Operações Aéreas da SSP, a operação nesse trecho ocorre, porque o número de afogamentos e acidente de automóvel é muito alto devido à quantidade de nativos e de turistas que frequentam esse trecho, daí a importância de ter esta parceria entre Sesau/Samu e SSP para salvar vidas, comentou.

“A missão do Samu é salvar vidas, daí, a importância de participar da Operação Verão, por isso estaremos deslocando os profissionais para realizar o trabalho de prevenção e atendimento, tudo de acordo com o que determina as portarias  do Ministério da Saúde”, destacou o Supervisor Geral do Samu, Lucas Casado.

De acordo com as estatísticas, entre 10 e 15 horas, é o período que mais ocorrem os afogamentos. Durante a operação, Serviço Aeromédico (Falcão 5) fará voos em parceria com a SSP, mas toda vez que for acionada para outra ocorrência, seja em qualquer lugar do Estado, a equipe fará o devido atendimento. A Operação Verão, não se limitará apenas a orla, ocorrendo por via terrestre em vários  municípios alagoanos.

Além do Corpo de Bombeiros, a Operação Verão também terá apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT),  Guardas Municipais dos municípios de Maceió, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro e Paripueira.

Serviço Aeromédico

O Serviço Aeromédico (Falcao 5) do Samu já salvou 1.209 pessoas, dados referentes até dezembro de 2016. O serviço foi criado em 2010 e é um dos mais eficientes quando o assunto é urgência e emergência, nele, o tempo-resposta (atendimento realizado pelos profissionais) é fundamental, porque a pessoa que sofreu o acidente pode ter reduzido, ao máximo, as sequelas, ou tenha a vida salva pela equipe que fez o atendimento.

Fonte: Agência Alagoas

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>