IMA investiga rio com coloração rosa no Litoral Norte de Alagoas

Instituto Biotario rosa litoral norte

Equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) investigam os motivos para a mudança de coloração do Rio Pratagy, na entrada do Povoado Boca do Rio, nas imediações da Praia da Mirante da Sereia, em Riacho Doce. Após denúncias de que o rio estaria cor de rosa, os técnicos do órgão ambiental foram ao local, nesta segunda-feira, 09, coletar amostras para verificar as causas que estão levando ao suposto crime ambiental.

De acordo com informações dos técnicos do IMA, que estiveram no local, as amostras, coletadas hoje, serão encaminhadas ao laboratório do órgão ambiental e passarão por um estudo que definirá qual agente químico foi o responsável pela mudança de coloração do rio.

Os técnicos do IMA  alegam ainda que não é possível, antes da análise das amostras, afirmar quais as causas do problemas, mas já há uma suspeita de que se trata de crime ambiental. Com isso, o IMA pretende identificar os responsáveis pela situação e autuá-los.

A mudança da coloração não afetou o afluente do rio, mas chegou a atingir todo o ecossistema aquático. O resultado da análise deverá ser divulgado entre oito e 10 dias.

Esta é a segunda vez que o IMA é chamado para investigar a mudança de coloração de um rio em Alagoas. Em janeiro do ano passado, a fiscalização do órgão ambiental identificou que o  Rio Rêgo dos Mamões, localizado no Povoado da Barra Nova, em Marechal Deodoro, estava ficando cor rosa devido a uma contaminação química causada por tinta. O problema foi ocasionado por um restaurante da região, que foi autuado pela Secretaria do Meio Ambiente de Marechal Deodoro.

Leia também: IMA investiga mudança de cor em rio da Barra Nova

  Outro caso

IMAmortandade peixes

O IMA também recebeu denúncias sobre a mortandade de peixes no Rio Camaragibe.  Na  última quinta-feira, 05, os técnicos estiveram em Matriz de Camaragibe para averiguar a denúncia. Lá, eles realizaram a coleta das amostras em um dos trechos do rio para saber se houve despejo de efluentes sem tratamento no leito. O resultado deve ser divulgado na próxima quarta-feira, 11. 

“Esse impacto é causado pela alta temperatura dos efluentes lançados que a usina lança naquele corpo hídrico. Independente do laudo de quarta-feira, que dirá o tipo de efluente lançado, a usina deverá responder por essa alteração”, explicou o gerente.

IMAtemperatura

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos