Mangabeiras implanta projeto inovador de coleta seletiva

Com parceria entre Paróquia Rosa Mística e cooperativa de catadores, bairro pode ser o primeiro de Maceió a ter a adesão de todos os moradores

Ilustração{984650e2-97b2-41c7-ab51-2976744009d5}_coletaseletiva

Mangabeiras deve ser o primeiro bairro de Maceió a implantar uma parceria para a coleta seletiva de lixo, com a adesão maciça da comunidade. O projeto tem como meta inicial atingir 70% e, a médio prazo, estar à disposição de todos os moradores da região.
A campanha será lançada nesta quinta-feira (19/01), às 19h, no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora Rosa Mística.
O ápice do evento será a apresentação de uma peça do grupo teatral Guerreiras da Esperança, formado por catadoras de material reciclável da Vila Emater 2 (antiga Favela do Lixão).
A peça “Histórias Recicladas” conta um pouco da trajetória de vida destas mulheres, que vieram do êxodo rural para morar dentro do então Lixão de Maceió e sobreviver catando e até mesmo comendo lixo.
Também haverá uma assembleia aberta para toda a população, com atividades de sensibilização e um cadastramento das residências, prédios, ruas e condomínios que vão adotar a coleta de material reciclável.
Já existe coleta seletiva em outros bairros de Maceió, mas este projeto é pioneiro porque partiu da própria comunidade, que buscou a parceria com a Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila).
Para fazer o cadastro e ter o caminhão buscando o material reciclável na sua rua, qualquer morador de Mangabeiras, Stella Maris e adjacências pode manter contato com a Coopvila, nos telefones 9 9948-4731 ou 9 8880-8365.
A ideia foi concebida durante missões de evangelização e solidariedade de famílias da Paróquia Rosa Mística, na Vila Emater.
Enquanto realizavam ações de entrega de cestas básicas, roupas e brinquedos, os católicos perceberam que poderiam contribuir com muito mais eficiência, simplesmente ao assumir o compromisso de separar o material reciclável do lixo.
A coleta seletiva vai mais além do que o trabalho assistencial. Fornece matéria-prima para os catadores, gerando renda, condições dignas de trabalho, mais qualidade de vida e justiça social. Tudo com base no Evangelho de Jesus Cristo, Nosso Senhor, Salvador e Mestre.
A cada garrafa PET, latinha, papelão, vidro, plástico ou metal separado, o morador vai garantindo o desenvolvimento sustentável daquela comunidade carente, do seu bairro e de toda a capital. Sustentabilidade que se ancora num tripé: a preservação ambiental, o avanço econômico e a justiça social.
O trabalho de conscientização já começou nas missas e tem à frente o pároco, Padre Márcio Roberto dos Santos, que destaca a importância da exortação apostólica “Louvado Seja”, uma encíclica (carta) escrita pelo Papa Francisco que destaca a importância do povo de Deus cuidar da preservação do planeta, a nossa casa comum.
Foi com base nesta reflexão do papa que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a campanha da fraternidade do ano passado, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. Após as missas, os paroquianos da Rosa Mística assumem a missão, como multiplicadores, de convencerem seus vizinhos a aderir à coleta seletiva.
Com a exortação do Papa Francisco, o incentivo do arcebispo D. Antônio Muniz e a atuação do Padre Márcio, a igreja de Mangabeiras tem tudo para conquistar o máximo de adesões ao cadastramento.
Para tanto, já conta com o apoio de grupos, movimentos e pastorais, como Encontro de Casais com Cristo (ECC), jovens e adultos que se preparam para a Crisma, Grupo Jovem “Eis-me Aqui”, Equipe de Catequese, Pastoral da Comunicação (Pascom), Mães que Oram pelos Filhos, Terço dos Homens, Terço Rosa Mística, pastoral de casais em segunda união, Apostolado da Oração, Legião de Maria, ministros da Eucaristia, acólitos, ancilas, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Idoso, vicentinos, ministérios de música, Pastoral da Liturgia, crianças que se preparam para a 1ª Eucaristia (junto com suas famílias), grupos de oração, comunidades carismáticas (como Missão Rosa Mística, Face de Cristo e Shalom) e todos s paroquianos.

Fonte: Pascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos