Solo de Dança ‘Sapatos Vermelhos’ estreia em Vitrine de loja, na Ponta Verde

Espetáculo terá dez apresentações, durante o mês de janeiro

DivulgaçãoSolo de dança Sapatos Vermelhos

Neste mês de janeiro, a bailarina e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Isabelle Rocha, estará em cartaz com o solo de dança contemporânea Sapatos Vermelhos, com direção de Flávio Rebelo. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e iniciará temporada de apresentações em Maceió, na vitrine da Loja Caleidoscópio, em Ponta Verde.

As apresentações gratuitas acontecerão a partir de quarta-feira (18) até sábado (21), retomando na próxima semana, de quarta (25) a  sábado (28), com apresentações finais em 1º e 2 de fevereiro. O espetáculo tem, em sua dramaturgia, reflexões sobre a ancestralidade feminina na atualidade.

A criação dessa obra teve início após a morte da avó materna de Isabelle. “Comecei a pensar sobre minhas heranças do feminino e de como criar um ritual de reconhecimento, reverência e diferenciação dos valores e crenças herdados das mulheres que me precederam”, disse.

Ao reler a obra Mulheres que correm com os Lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem, da autora Clarissa Pinkola Estés, Isabelle Rocha encontrou argumentos e símbolos que tratam dessas heranças culturais, assim como, de crenças e comportamentos que são passados através de gerações entre as mulheres.

A partir dessa leitura, Isabelle elaborou algumas reflexões: Qual o impacto dessas heranças na vida das mulheres? Como essas crenças e comportamentos se estabelecem no tempo das novas gerações? O quanto nos apropriamos ou rejeitamos essas crenças, comportamentos e valores? O que faz algumas mulheres, no século 21, ainda se manterem guiadas e presas aos valores e comportamentos das gerações passadas? Como se constrói uma identidade feminina própria e diferenciada dos modelos de feminilidade ditados pela família e pela sociedade?

Segundo a bailarina, esse trabalho não tem a pretensão de oferecer respostas para essas questões, “porém convida para que olhemos para todas as mulheres que estão atrás de nós com respeito e reverência. Não precisamos trilhar os mesmos caminhos por onde elas passaram, mas temos o compromisso de construirmos a nossa própria jornada com clareza e confiança. Assim, as mulheres que virão a nossa frente estarão libertas!”

SERVIÇO

O quê: Espetáculo Sapatos Vermelhos
Quando: 18, 19, 20, 21, 25, 26, 27, 28 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro.
Horário: 21h
Local: Vitrine da Loja Caleidoscópio – Av. Álvaro Otacílio, 3195, loja 08 – Ponta Verde
GRATUITO

Fonte: Ascom / Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos