Três terremotos atingem a região central da Itália

Três terremotos atingiram a região central da Itália na manhã desta quarta-feira, 18, em uma área sob a neve e já abalada por uma série de abalos sísmicos em agosto e outubro do último ano. De acordo com institutos de controle, os tremores alcançaram magnitudes compreendidas entre 5,3 e 5,7.

O primeiro tremor, de magnitude 5,3, foi registrado às 10h25min (7h25min, no horário de Brasília). O segundo, mais forte e extenso, de 5,7, ocorreu por volta das 11h14min (8h14min de Brasília) e o terceiro, de 5,5, às 11h25min (8h25min de Brasília). A região central italiana sofre há dez dias com fortes nevascas que deixaram muitas das estradas impraticáveis.

Os três tremores foram sentidos em Roma, mas até o momento não havia relatos de danos ou vítimas. Na capital, as autoridades suspenderam os serviços de trem subterrâneo por razões de segurança e a sede do ministério das Relações Exteriores, assim como algumas escolas, foram evacuados.

Segundo a Defesa Civil, os epicentros se localizaram entre Montereale, Capitignano, Campostoto, Barete, Pizzoli e Amatrice — localidade mais afetada pelo terremoto que deixou mais de 300 mortos, em 24 de agosto do ano passado. 

Andreas SolaroA região central italiana sofre há dez dias com fortes nevascas que deixaram muitas das estradas impraticáveis ANDREAS SOLARO

As regiões de Abruzzo, Lazio e Marcas, e inclusive Roma, a mais de 100 quilômetros de distância, foram afetadas com os novos terremotos. As escolas de Abruzzo e Marcas que não haviam sido fechadas devido à neve foram evacuadas pelos terremotos. Os serviços de emergência também mobilizaram helicópteros para controlar o impacto dos tremores.

Até o momento, não há informações sobre desabamentos, mas os moradores da cidade de Áquila, afetada pelos terremotos anteriores, saíram às ruas e foram registradas cenas de pânico. O prefeito, Massimo Cialente, afirmou que até o momento não foram registrados danos, mas reconheceu que a “situação é muito difícil, já que é preciso somar às nevascas o terremoto”.

Em Amatrice, a antiga e bela cidade montanhosa devastada por um terremoto anterior, o que restava da torre medieval desabou.

Fonte: Zero Hora

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos