Ilha do Ferro vai receber Festa Literária Ribeirinha na próxima semana

O projeto Festa Literária Ribeirinha, organizado pelo Museu Coleção Karandash, vai promover nos dias 20, 21 e 22 deste mês, uma série de oficinas de arte e educação no povoado da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, em Alagoas. Ao todo, mais de 200 crianças e jovens participarão projeto, que é beneficiado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e tem como patrocinadores o Banco do Nordeste, o Hotel Ritz Lagoa da Anta e os Hotéis Ponta Verde.

De acordo com Maria Amelia Vieira, coordenadora-geral do projeto, a ideia é oferecer para a comunidade a possibilidade de ter um contato mais direto com as mais diferentes expressões artísticas, como o desenho e a fotografia. “Haverão mini cursos de ilustração, produção de texto, e de técnicas de narração de histórias”, conta a também artista, que irá ministrar aulas na Oficina Ateliê Criativo de Ilustração.

Além de Maria Amelia Vieira, as escritoras e jornalistas Simone Cavalcante e Cláudia Lins, que já ministraram, em dezembro, um mini curso preparatório para Agentes de Leitura, dessa vez irão dar aulas de produção textual na Oficina Tecendo Histórias do Baixo São Francisco, onde os alunos irão se aventurar no mundo das palavras, criando narrativas próprias tendo como inspiração a região em que vivem. A programação conta, ainda, com uma série de oficinas de Fotopoemas comandadas pelo fotógrafo alagoano Juarez Cavalcante e participação dos artistas Dalton Costa e Paulo Caldas.

Apresentações culturais

Para compor a programação da Festa Literária Ribeirinha, várias ações culturais serão realizadas em um palco montado na Praça Central da Ilha do Ferro. Abrindo a festa, o artista ribeirinho Beto de Meiruz irá levar seu “Jaraguá” pelas ruas do povoado em uma parada festiva, mobilizando a comunidade a participar das atividades do projeto. Já a contadora de história Dona Morena, de 90 anos, uma das mais representativas figuras locais, irá lançar seu primeiro livro com histórias que tem como tema a religiosidade. Durante os três dias de festa, o Barco Museu irá se transformar numa biblioteca flutuante onde monitores de leitura irão interagir com o público visitante, contando histórias e dando dicas de leitura. E quem quiser conferir de perto o trabalho do grafiteiro Joe Santos, de Maceió, terá uma oportunidade única: o artista vai promover um diálogo entre a arte popular e a arte urbana através de grafites que serão feitos no interior e exterior do barco.

Serviço

Festa Literária Ribeirinha
Local: Povoado da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, Alagoas
Datas: 20, 21 e 22 de janeiro de 2017
Evento gratuito

Fonte: O Dia Mais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos