Blues e baião se misturam no som da banda Deltas, no SescTV

O grupo participa de documentário e show inéditos, no dia 22/1, domingo, a partir das 21h

Sesc/AscomDeltas_por Cristiano Bivar-baixa

Mesclando baião com blues e passando por ritmos como forró, repente, xaxado jazz, gospel e soul, o quinteto pernambucano Deltas cria uma sonoridade própria, que é comentada por seus integrantes em documentário da sériePassagem de Som, apresentado pelo SescTV, no dia 22/1, domingo, às 21h. A produção também acompanha a visita do grupo à casa de Nasi, ex-vocalista da banda Ira!, e mostra encontro com o músico e ator Ricardo Côrte Real. Na sequência, o canal exibe show da Deltas na série Instrumental Sesc Brasil. Os programas têm direção geral de Max Alvim. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo)

Criada por Dirceu Melo, ex-cantor e guitarrista da banda recifense Jorge Cabeleira e o Dia em que Seremos Todos Inúteis – que fez sucesso com uma versão da música O Cheiro da Carolina, de Luiz Gonzaga -, a Deltas é dona de uma musicalidade que combina o baião do nordeste brasileiro com o blues nascido no sul dos Estados Unidos.

No Passagem de Som, Walter Maymone, guitarrista da Deltas, conta que o grupo quis fazer uma música que fosse misturada com um blues mais dinâmico, como o do cantor e guitarrista norte-americano John Lee Hooker. Segundo Nasi, vocalista da banda Ira!, a sonoridade de Hooker nasceu do country blues. “Aquele blues que era feito no interior, na região dos camponeses, e depois surgia na cidade grande”, explica. Para o artista, o mesmo aconteceu com o baião, que foi transportado, por Gonzaga, da cidade de Exu para o Rio de Janeiro. Melo destaca que, por coincidência, os dois ritmos têm origem na África.

Em conversa com o ator, apresentador e músico Ricardo Côrte Real – que toca em duas bandas de blues: Côrte Legal e Blues 4 Fun, e também tem um programa de rádio sobre esse gênero -, os integrantes da Deltas discutem a relação existente entre a cultura musical de cidades como New Orleans e Chicago, nos Estados Unidos, e a de cidades do nordeste brasileiro.

O programa Passagem de Som mostra ainda o ensaio do show da Deltas, levado ao ar na sequência. No repertório, junção de baião, forró, repente e xaxado, com bluesjazz, gospel e soul, em composições como Gonzagueando Johnson e Arrastablues, compostas por Deltas; Flor de Elis / Maracatu, por Dirceu Melo; Rosa da Montanha, por Thiago Fournier; e O Causo da Viola Enfeitiçada, por Walter Maymone.

Formação da Deltas:
Dirceu Melo – guitarra, baglama turca e escaleta
Walter Maymone – guitarra
Thiago Fournier – baixo
Carlos Amarelo – percussão
Crica Bivar – bateria

Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:
Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Deltas
Estreia: 22/1, domingo, a partir das 21h
Direção geral: Max Alvim
Reapresentações: 23/1, segunda, às 16h30; 24/1, terça, às 9h30; 26/1, quinta, às 13h; e 28/1, sábado, às 14h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Fonte: Sesc

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos