MPF cobra atendimento em leitos desocupados na Santa Mônica

Ao todo 26 leitos equipados que não estão sendo utilizados por falta de profissionais para atuar.

Alagoas24horasMaternidade Escola Santa Mônica

Maternidade Escola Santa Mônica

Após a denúncia sobre a existência de 26 leitos em desuso na UTI neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica, o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) passou a cobrar da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) que a situação seja solucionada.

Conforme a denúncia, os leitos estão totalmente equipados, mas não estão sendo usados, há pelo menos um ano, devido à falta de profissionais especializados para manusear os aparelhos.

Diante da situação, o MPF resolveu enviar ofício aos órgãos competentes solicitando informações acerca do avanço nas nomeações necessárias para abertura integral dos leitos de UTI neonatal contemplados com a reforma da Maternidade Escola Santa Mônica, detalhando qual a situação atual: quantas nomeações já foram efetivadas e para quais cargos; quantos leitos de UTI Neo foram abertos desde então; qual a previsão para que se conclua tal procedimento e sejam abertos todos os leitos de UTI Neo referidos.

“A abertura desses leitos tem fundamental importância na assistência materno infantil do Estado de Alagoas, uma que vez que a Maternidade Escola Santa Mônica é referência para gestantes de alto risco e para bebês prematuros e também para os cardiopatas. Ademais, o Estado de Alagoas tem déficit de leitos de UTI Neo e é necessário que cumpra seu compromisso de avanço”, disse a a procuradora da República Roberta Bomfim.

O inquérito civil instaurado  em 2015 pelo MPF pode ser acompanhado por meio do nº 1.11.000.000214/2015-31. Juntamente com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), o MPF/AL cobra que a situação da Maternidade Santa Mônica seja solucionada.

O ofício foi expedido no dia 17 de janeiro e fixa o prazo de cinco dias, a contar da data de recebimento, para resposta do Estado. Uma vez apresentada a resposta, esta será analisada e as medidas cabíveis serão adotadas.

Nota da Uncisal

“A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) informa que está em fase de conclusão o processo administrativo 1847/2016 para a contratação de profissionais que vão atuar em leitos de UCI e UTI Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica.

A abertura do espaço exige a contratação de 228 profissionais, o que provoca um impacto financeiro anual de R$ 6,6 milhões nas contas do governo do Estado. Logo, a chegada dos servidores requer a adequação das despesas aos limites Lei de Responsabilidade Fiscal.

A gestão da universidade ressalta que está empenhada em tornar realidade a contração dos profissionais e que, após parecer jurídico, foi viabilizada a substituição de cargos que estão em estado de vacância, cujas despesas totalizavam aproximadamente R$ 350 mil por mês.

Nesta quinta-feira (26), o processo administrativo será encaminhado para a Secretaria de Estado da Fazenda com as adequações solicitadas à universidade pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e, após análise de técnicos da pasta, o documento deve retornar para a PGE. Em seguida, o processo segue para o Gabinete Civil do Governo de Alagoas.

A Uncisal destaca que é a principal interessada na contratação de novos servidores e que, tão logo as nomeações aconteçam, a população alagoana será beneficiada com a ampliação dos serviços de uma equipe multidisciplinar.”

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos