Núcleo de Percussão da Ufal oferta cinco cursos gratuitos

Inscrições vão de 13 a 17 de fevereiro, na Secretaria da Escola Técnica de Artes, na Praça Sinimbu

Ufalimage

Admiradores e amantes da percussão estão com uma grande oportunidade de estudar e se aperfeiçoar nessa área. É que o Núcleo de Percussão (NUP) da Universidade Federal de Alagoas está com inscrições abertas, até o próximo dia 17, para cinco cursos gratuitos. São 30 vagas ofertadas, destinadas a jovens que já concluíram o ensino médio ou estão cursando o último ano.

As vagas estão distribuídas nos cursos de Pandeiro, Atabaque e Congas, Introdução à Caixa Clara e Teclados de Percussão, de Bateria e de 40 Rudimentos para Caixa. Os interessados podem fazer as inscrições a partir de segunda-feira, 13, na Secretaria da Escola Técnica de Artes (ETA), pela manhã e à tarde, ou pelo telefone 3214-1614.

A seleção será em 20 de fevereiro e as aulas já começam dia 21, à tarde. Os encontros acontecerão uma vez por semana até o final de maio, fechando o semestre letivo. De acordo com o novo coordenador do NUP, Augusto Moralez, professor da ETA, a proposta do curso é incentivar a formação profissional na área de percussão.

O que é o NUP

Antigo Núcleo Temático de Percussão Erudita e Popular da Ufal, o NUP foi criado em 2012 para promover e difundir as artes percussivas na Universidade. Segundo Moralez, desde 2016 tem realizado extenso trabalho de criação de grupos, além de aulas de vários instrumentos e abertas à comunidade. “Temos desenvolvido projetos que buscam trazer a vivência artística aos alunos inscritos nos nossos cursos. Desde que assumimos a coordenação, conseguimos criar um intercambio prolífico entre a Ufal e artistas nacionais, internacionais e universidades brasileiras e de outros países”, destacou.

Ano passado, foram desenvolvidos vários projetos como o Percfal [Grupo de Percussão da ETA], Duo Massayó, Repertório Latino Americano para Vibrafone Solo. Também houve vários concertos do próprio Augusto Moralez e de outros artistas, que também promoveram master class: o marimbista mexicano Javier Nandayapa; de Scotty Horey, da Universidade de Mineápolis/EUA; Paulo Zorzzeto, professor da Universidade Livre de Música/SP; e show do grupo Em Quatro Formas.

A atuação do NUP não para por aí. Para esse ano, o NUP também vai realizar o Percussion Day, evento internacional, que contará com a participação de artistas internacionais, professores de universidades, artistas e grupos locais.

Fonte: UFAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos