Água bombeada para o Riacho Salgadinho é analisada por equipe do IMA

O órgão ambiental atende a solicitação do MPE/AL para verificar a qualidade da água que está sendo desviada da praia da Pajuçara pela prefeitura de Maceió

Ascom / IMAcoleta na Pajuçara - galerias (1)

As condições das águas bombeadas de galerias de águas pluviais na Pajuçara para o Riacho Gulandim, pela prefeitura de Maceió, começaram a ser monitoradas na manhã dessa segunda-feira (13). As equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletaram amostras que serão analisadas e os resultados serão remetidos ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).

A requisição é parte de uma das primeiras ações da força tarefa formada por diversos órgãos para encontrar uma solução para o problema do Riacho Salgadinho.

“Durante a última reunião, o Ministério Público solicitou que o IMA monitorasse a qualidade da água que é recalcada nas galerias de águas pluviais da Pajuçara para o Riacho Gulandim, que por sua vez deságua no Salgadinho”, comentou Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA.

O trabalho realizado pela equipe do IMA foi acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).

A equipe do Laboratório de Estudos Ambientais realizou as coletas nas quatro galerias, mas apenas em três delas havia bombas funcionando. Os resultados das análises realizadas farão parte de um laudo que será enviado ao MPE, “em um prazo máximo de 15 dias”, disse o coordenador.

No dia 1º de fevereiro a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), a determinação para criação de uma força-tarefa, no âmbito do MPE/AL, para atuação integrada em busca da recuperação do Salgadinho.

Fonte: Ascom / IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos