De ‘luto’, Bloco Maluco Beleza vai às ruas em sua 26ª edição

Déborah Moraes / Alagoas 24 HorasBloco Maluco Beleza 2017 (1)

Déborah Moraes / Alagoas 24 Horas

O tradicional bloco Maluco Beleza, do Hospital Escola Portugal Ramalho, saiu às ruas na tarde desta quinta-feira, 16, para comemorar sua 26ª edição, neste que pode ser seu último carnaval. Para chamar a atenção da população, pacientes, funcionários e familiares vestiram preto, sinal de luto e protesto contra o fechamento da unidade hospitalar.

O gerente-geral do Hospital, o psiquiatra Audenis Peixoto, disse que apesar das notícias que dão conta do fechamento do Centro, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) garantiu que o Portugal Ramalho permanece aberto até pelo menos o final deste ano. O Governo do Estado tem o projeto de transformar a unidade hospitalar em um hospital de clínicas.

Déborah Moraes / Alagoas 24 HorasBloco Maluco Beleza 2017 (10)

Déborah Moraes / Alagoas 24 Horas

Neste ano o bloco confeccionou apenas 140 camisas para os pacientes. Familiares, médicos, enfermeiros e a população de maneira geral foi convidada a vestir preto, o que, junto com cartazes e faixas, foi uma maneira de chamar a atenção para o futuro ainda incerto do hospital.

Déborah Moraes / Alagoas 24 HorasBloco Maluco Beleza 2017 (13)

Déborah Moraes / Alagoas 24 Horas

Apesar de todas as preocupações, o momento era de festa. Ao som das marchinhas tradicionais do carnaval e de um trio elétrico, centenas de pessoas acompanhavam o bloco e animavam as que eram surpreendidas por ele em seu caminho.

O ‘Maluco Beleza’ foi criado como uma forma de reinserção social para os pacientes e uma alternativa bem humorada para  acabar com conceitos pré-estabelecidos pela sociedade, mostrando que portadores de transtornos mentais também são capazes de participar e realizar tarefas cotidianas.

Déborah Moraes / Alagoas 24 HorasAudênis Peixoto - Bloco Maluco Beleza 2017 (6)

Déborah Moraes / Alagoas 24 Horas

“Já são três dias de festa no hospital. Os pacientes adoram esse momento. Não somente eles, a família e os funcionários também. E, apesar da inquietude causada pelas incertezas sobre nosso futuro, o momento é de alegria e de aproveitar”, disse, animado, Audenis Peixoto.

Uma viatura da  Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) e o quarteto motorizado do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) garantiram a segurança das pessoas que saíram no bloco e ajudaram a ordenar o trânsito na região.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos