Cultura promove oficina de máscaras de carnaval para socioeducandos

Jovens aprendem a fazer máscaras de Bumba Meu Boi

Ascom / SecultMáscaras de Bumba Meu Boi produzidas por reeducandos do sistema prisional alagoano

Durante o mês de fevereiro, os jovens das Unidades de Internação Feminina  (UIF) e masculina (Kerigma II) estão tendo a oportunidade de participar de oficinas de máscaras de carnaval e Bumba Meu Boi, promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

A iniciativa faz parte das atividades do projeto Cultura Socioeducativa, que propõe capacitar e inserir os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no universo cultural.

Para finalizar o curso, eles participarão do baile de carnaval, onde apresentaram e desfilaram o material produzido, ao som de uma banda de frevo. A festa acontece na próxima quinta-feira (23) pela manhã, na UIF, e tarde, Kerigma II.

De acordo com o superintendente de Formação e Difusão Cultural, Edlúcio Donato, o projeto é uma maneira de tirar os jovens infratores da ociosidade e ocupar a mente com atividades culturais. “Já realizamos várias oficinas em 2015 e 2016 e estamos dando continuidade em 2017 às atividades nas unidades de internação. A cultura é uma ferramenta fundamental para a ressocialização desses jovens e combate à criminalidade”, disse Donato.

Para a professora e artesã Vânia Oliveira, mestra do Patrimônio Vivo de Alagoas, que ministra as oficinas, “é através da cultura que a gente pode recuperar esses adolescentes. A cultura, a arte tiram qualquer pessoa da marginalidade, basta a gente colocar para a frente”, ressalta Vânia.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos