Unidades de Saúde da Sesau preparadas para atuar nas prévias de Carnaval

Além da elaboração das escalas de plantão, abastecimento está assegurado

Olival SantosUnidades atuarão para reforçar atendimento à população nos três dias de folia

Durante as prévias carnavalescas, que ocorrem em Maceió neste fim de semana, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) terão reforço de insumos e nas escalas de plantão. Isso irá assegurar que, caso algum folião necessite, terá assegurada assistência à saúde no Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nos cinco Ambulatórios 24 Horas.

Isso porque, somente durante as prévias carnavalescas do ano passado, o HGE registrou 1.336 novos atendimentos. Do total, os casos clínicos foram os mais procurados, 856 usuários chegaram através da área azul e pediatria. Acidentes casuais, causados, por exemplo, por uma queda na rua, foram 295.  Já a violência no trânsito vitimou 110 pessoas. As agressões por arma de fogo, branca e corporal, foram 39 notificadas.

Por esta razão, segundo a coordenadora médica do HGE, médica Janaína Gouveia, medidas preventivas são necessárias para assegurar atendimento humanizado e ágil ao usuário que precisar. “As vítimas de acidentes de trânsito, de agressões por arma de fogo ou branca e demais eventos de Média e Alta Complexidade, devem ser levados ao HGE”, explicou a médica Janaína Gouveia.

Pré-Hospitalar – Já àqueles que necessitam de assistência para tratar de pequenos ferimentos, viroses, diarreia, cólicas menstruais e cefaleias, o atendimento deve ocorrer nos cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió.  “Eles estão situados em locais estratégicos nos bairros Benedito Bentes (Denilma Bulhões), Tabuleiro do Martins (Assis Chateaubriand), Chã da Jaqueira (Dom Miguel Câmara), Levada (Noélia Lessa) e Jacintinho (João Fireman)”, enumerou.

E no caso de necessitar de socorro, a população pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que funciona 24 horas e conta com Bases Descentralizadas que garantem a cobertura em 100% do território do estado. “Estamos em alerta para atender todos àqueles que necessitem de atendimento de urgência e emergência durante as prévias. Todos os nossos socorristas estão de prontidão para atendê-los com agilidade e eficiência”, assegura Cristina Calado.

Sangue – E para atender a demanda tranfusional, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) realizaram três coletas externas durante esta semana. As ações tiveram o propósito de formar um estoque de sangue estratégico para atender os hospitais públicos durante as prévias carnavalescas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos