Secretaria de Saúde discute estratégia de fortificação alimentar

Ascom / SMSSecretaria de Saúde discute estratégia de fortificação alimentar

Técnicas do Programa Saúde na Escola (PSE) ligado à Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (Copes) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na última quarta-feira (15), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no Farol, de uma capacitação para a implantação da Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em pó (NutriSUS) nas creches da capital.

O encontro teve como objetivo articular o planejamento e execução da estratégia entre as diversas entidades envolvidas por meio do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) que conta, além da SMS, com representantes do PSE na Educação Municipal e Estadual e o coordenador do PSE Estadual na Saúde. A responsável técnica pelo PSE na SMS, Adriana Toledo de Paffer, e a nutricionista responsável pelo NutriSUS na SMS, Kelly Walkyria Barros, estiveram presentes na formação.

A estratégia NutriSUS já vinha sido realizada desde 2015 com a inserção de um sachê de vitaminas e minerais nas refeições das crianças nas creches da capital, visando controlar deficiências nutricionais. A estratégia segue sendo implantada e esse ano conta com a formação das equipes gestoras das creches sobre a implantação, operacionalização e monitoramento do NutriSUS, além da  capacitação das merendeiras sobre a manipulação e adição do conteúdo do sachê nas refeições das crianças e a  sensibilização de pais e responsáveis pelos alunos.

Segundo Adriana, o Grupo Intersetorial já programou suas próximas atividades para este ano. “O próximo passo será a capacitação das equipes de Saúde da Família e Educação envolvidas e reuniões com os pais e responsáveis, que ocorrerão no mês de março, para apresentar a estratégia e articular parcerias para atender as necessidades locais”, destacou.

O NutriSUS

O NutriSUS é uma estratégia lançada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento infantil, prevenir e controlar  deficiências nutricionais. Durante um período de 60 dias, todas as crianças atendidas receberão diariamente um sachê de vitaminas e minerais em uma das refeições oferecidas na creche.

Fonte: Ascom / SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos