Vinte pessoas ficam feridas em acidente com carro da Paraíso do Tuiuti

Marcelo Theobald / Extra1

Um acidente com um dos carros da Paraíso do Tuiuti deixou 20 pessoas feridas. Elas se machucaram quando a alegoria, a última da apresentação da escola, se chocou com uma das grades da passarela do samba, ainda na concentração da Marquês de Sapucaí. Uma diretora da agremiação está em estado grave, e passa por cirurgia esta noite. Jornalistas estão entre os feridos, identificados como Lisa, da Rádio Ação FM; Lucia Melo; Eizabeth Jofre; Cacau Fernandes e Severino Silva, do Jornal O DIA.

Segundo foliões que acompanham o desfile da arquibancada, os feridos não caíram do carro, como primeiramente se acreditava, mas se feriram quando a alegoria tentava corrigir um problema em sua direção. Ele seguiu para a esquerda e, na tentativa de reorientação, guinou com força para a direita. O carro teria imprensado os integrantes contra a grade.

Acidente com carro da Paraíso de Tuiuti deixa quatro feridos na concentração do Sambódromo
Acidente com carro da Paraíso de Tuiuti deixa quatro feridos na concentração do Sambódromo Foto: Reprodução / TV Globo

— A parte da frente do carro tinha rodas malucas. Com a chuva, ele pendeu para lado esquerdo. Quando trouxeram [o carro] para o outro lado, desgovernou e encontrou as pessoas. Havia pessoas que estavam fora da calçada, dentro da pista. Elas têm que estar nos seus lugares. Queriam fotografar as escolas e algumas tiveram acidente… Mas foram prontamente socorridas. Vamos continuar com o espetáculo — explicou um diretor de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio.

Policiais fazem perícia em carro da Tuiuti na dispersão
Policiais fazem perícia em carro da Tuiuti na dispersão Foto: Luã Marinatto

A Polícia Civil havia informado que iria periciar a alegoria na dispersão da Marquês de Sapucaí. O carro foi conduzido ao fundo da Praça da Apoteose para que os policiais trabalhassem sem afetar o fluxo das próximas escolas competidoras. A alegoria, isolada no local, ficou rodeada por policiais militares, policiais civis e integrantes da comissão supervisora da Prefeitura. Por fim, acabou levada para fora do Sambódromo. Os agentes trabalham na identificação do motorista do carro. O delegado William Lourenço, da 6º DP, atravessou a avenida durante a apresentação da Grande Rio com os peritos.

Em nota, a agremiação lamentou “profundamente” o ocorrido durante o seu desfile. A diretoria da escola manifestou o seu pesar e se prontificou a prestar esclarecimentos assim que as causas fossem apuradas. A escola de samba ainda prometeu “toda a assistência” às vítimas do “irreparável episódio”. A Liesa, liga que organiza o desfile do Grupo Especial, também lamentou “profundamente” o acidente e informou se solidarizar com as vítimas — todas, segundo a entidade, prontamente socorridas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Feridos são levados ao Hospital Municipal Souza Aguiar
Feridos são levados ao Hospital Municipal Souza Aguiar Foto: Bruno Alfano

O acidente com o carro do Tuiuti resultou no atendimento médico de 20 pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Oito delas foram transferidas em ambulâncias para hospitais da rede municipal. Não há registros de óbitos. Três mulheres, de estado mais grave, foram encaminhadas ao Hospital Municipal Souza Aguiar, por ser o mais próximo ao Sambódromo. O subsecretário municipal de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência, Mário Gama Lima, as três precisarão passar por cirurgia para reparar traumas no tórax e em membros inferiores.

— O estado das vítimas é estável. Estão passando por exames de imagem. Ninguém corre risco de morte — ressaltou o subsecretário.

Outras cinco vítimas, de ferimentos mais leves, foram levadas ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Doze das vítimas receberam assistência médica nos postos montados pela SMS no local. Houve ainda cinco pessoas atendidas por nervosismo.

Os feridos receberam os primeiros socorros no Sambódromo e quatro foram encaminhados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, segundo Extra contou à porta da unidade — um homem com a mão machucada que não quis ser identificado, a fotógrafa Lucia Regina Mello, Elizabeth Jofre e a diretora da Paraíso do Tuiuti Maria de Lourdes de Moura.

Lucia Mello teve fratura exposta na perna e traumatismo cranianol leve. Ela chegou lúcida ao hospital. Com o estado de saúde estável, foi transferida ao Miguel Couto. Elizabeth Jofre sofreu uma fratura no fêmur. Já Maria de Loudes é o caso mais grave: teve fratura exposta bilateral e traumatismo craniano.

Os feridos levados ao Miguel Couto foram identificados como Luiz Alberto Rodrigues dos Santos; Márcio Pinto Correa, eletricista do Tuiuti; Marcelo Eleutério Gomes; Marco Antonio Nachef Elduque; e Ana Claudia Fernandes, fotógrafa do Jornal O DIA.

VIAS DE SOCORRO BLOQUEADAS

O marido de Elizabeth Jofre, Paulinho Carioca, relatou que a mulher fazia reportagem na pista quando, distraída, foi pega de surpresa por um movimento de “velocidade anormal” da alegoria.

— Foi aquela correria. Quem estava distraído em função do término do desfile no Setor 1 foi pego de surpresa. Minha mulher foi imprensada na grade, e teve aquela correria toda para socorrer. A cena é muito desagradável — contou Paulinho, que reclamou da falta de vias abertas para socorro de vítimas.

O transporte de Elizabeth até o hospital demorou 25 minutos — o motorista não sabia o caminho, a ambulância que ele seguia se perdeu, e os operadores de trânsito não deixaram os veículos passarem na região do Sambódromo. Para chegar ao Souza Aguiar, que fica a cerca de um quilômetro da passarela do samba, precisaram rodar pela Rodoviária Novo Rio, pela Via Binário e pela Rua Camerino.

Bombeiros resgatam feridos de acidente
Bombeiros resgatam feridos de acidente Foto: Extra

RESGATE NA GRADE

Os bombeiros tiveram dificuldade de resgatar Maria de Lourdes, que teve o corpo preso nas ferragens e uma fratura exposta na perna — parte do membro passou para o lado da arquibancada, enquanto seu corpo permaneceu na passarela. Com o acesso interditado, os agentes precisaram cortar a grade com um alicate.

De acordo com o coronel Morgado, havia quatro pessoas gravemente feridas no acidente — duas delas presas nas grades.

— Elas perderam muito sangue, mas foram socorridas com consciência.

Fonte: Extra Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos