Novo laboratório de DNA deve atender demanda reprimida de mais de mil exames

Exames não serão mais enviados para outros estados. Renan Filho espera com isso agilizar na elucidação de crimes na capital e interior.

João Urtiga / Alagoas 24 HorasDSC_2610

Para auxiliar a robustecer provas principalmente contra crimes violentos e atender demanda de pouco mais de mil casos em aberto (entre denúncias de homicídios e estupros), Alagoas passa a partir desta sexta-feira (10) a realizar exames genéticos de identificação humana com a inauguração do Laboratório de Genética Forense, localizado dentro da sede do Instituto de Criminalística (IC), no Centro de Maceió.

De acordo com a chefe de Perícias do Laboratório, Rosana Coutinho, a estatística de casos pendentes é apenas uma estimativa, já que não há como precisar o déficit de exames de DNA que deveriam ser feitos em Alagoas. Antes, os exames eram enviados para outros estados, o que ocasionava demora na resposta. “Diferentemente do teste de paternidade, os testes que vão ser realizados aqui demoram mais por conta da análise e da forma como o sangue foi recolhido, mas vamos liberar com o máximo de rapidez”, garante Rosana Coutinho.

Em 2014, os exames de análise de DNA eram feitos no Laboratório de DNA Forense da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), mas a parceria entre as pesquisas foram encerradas no mesmo ano, o que levou o estado a mandar o material biológico para outros estados. Alagoas termina agora saindo de uma lista de seis estados que não tinham o aparato tecnológico para realizar os exames.

Segundo o governador Renan Filho (PMDB), a verba para erguer o laboratório já estava na caixa do Estado há 10 anos, mas nunca havia sido destinada para a Perícia Oficial. “Hoje entregamos o laboratório que vai ajudar na investigação criminal de forma decisiva, principalmente em crimes muitos danosos para a sociedade como os estupros, danos contra as crianças, crimes contra a vida, de maneira que um laboratório como esse ajuda a constituir provas e condenar decisivamente os envolvidos”, diz Renan Filho.

O governador ressalta ainda que os recursos de R$ 800 mil para a criação do laboratório são 100% de Alagoas, oriundos do fundo estadual de Segurança Pública. Com a construção, o novo espaço conta com uma máquina, o analisador genético de oito capilares que permite a diagnóstico simultâneo de oito amostras, um conjunto de estação de trabalho para genotipagem, além de softwares eletrônicos com sistema proplex, para ampliação do DNA e os reagentes que serão utilizados para as análises.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos