Governo homenageia personalidades com Comenda Guardião das Águas

Condecoração foi criada pela Semarh e será entregue a pessoas que contribuem com a preservação dos recursos hídricos em Alagoas

Ascom / SemarhComenda Guardião 2016 - Ascom Semarh (3)

Doze personalidades que contribuem diretamente para a preservação dos recursos hídricos em Alagoas serão homenageadas com a Comenda Guardião das Águas, a mais alta condecoração concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Em 2017, será a segunda oportunidade em que a solenidade acontece.

Os nomes dos homenageados já foram publicados em Diário Oficial do Estado (DOE), na edição de terça-feira (14). Todos cumpriram os requisitos em desenvolver ações preponderantes para a preservação de um bem importante para o desenvolvimento social e econômico das famílias alagoanas.

Ascom / SemarhComenda Guardião 2016 - Ascom Semarh (4)

Conforme a publicação após o processo de seleção dos homenageados, recebem a Comenda Guardião das Águas Helder Zahluth Barbalho, ministro da Integração Nacional; Lavínia Silveira de Mendonça Fragoso, promotora de Justiça; Raquel Teixeira Maciel Rodrigues, procuradora da República; Maria Aparecida de Oliveira Berto Machado, secretária de Estado da Infraestrutura; Moisés Pereira de Melo, coordenador Estadual da Defesa Civil; Maurício José Pedrosa Malta, engenheiro civil; Ronaldo Cerqueira Cavalcante, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas (CELMM); Valmir de Albuquerque Pedrosa, professor universitário; Wilton José Silva da Rocha, geólogo; Wilde Clécio Falcão de Alencar, presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Edilson Ramos de Lima, assistente social; e Antônio Gomes dos Santos, pescador.

A entrega da honraria é parte integrante das comemorações do Dia Mundial da Água, comemorado no Estado de Alagoas com uma vasta programação com palestras, exposições e debates. A solenidade em que os homenageados serão agraciados acontece em 31 de março, no Palácio República dos Palmares, sede do Governo de Alagoas.

Criação

Ascom / SemarhComenda Guardião 2016 - Ascom Semarh (2)

A Comenda Guardião das Águas foi criada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Renan Filho em 2015.

A honraria é destinada a pessoas físicas que contribuem efetivamente com ações responsáveis pelo uso da água, além da conservação dos recursos naturais em Alagoas, após a avaliação de um conselho integrado presidido pelo titular da Semarh, Alexandre Ayres com a participação do Gabinete Civil e Superintendência de Meio Ambiente.

“A Comenda Guardião das Águas tem um papel preponderante de continuar estimulando as pessoas em preservar a água e utilizá-la de forma responsável. O Governo de Alagoas preza e atua para evitar desperdícios. E estas pessoas, agraciadas com a Comenda Guardião das Águas incentivam à preservação, educam e investem para que os recursos hídricos do estado continuem sendo fonte de desenvolvimento da população”, destaca Alexandre Ayres.

Em 2016, o Governo de Alagoas prestou homenagem a nove personalidades, na primeira edição da entrega da comenda.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos