Socioeducandos visitam exposição de artesanato no Iphan

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas visitaram acervo com mais de 300 peças de arte popular nordestina

Ascom / SeprevSocioeducandos visitam exposição de artesanato no Iphan (5)

Socioeducandos visitam exposição de artesanato no Iphan (5)

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas tiveram uma manhã diferente, nesta quinta-feira (16). Eles visitaram a exposição ‘A Invenção da Terra’, no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), que reúne mais de 300 peças de arte popular de artesãos nordestinos.

Os socioeducandos da Unidade de Internação Masculina Kerigma, vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), prestigiaram a Semana do Artesão, participando também de oficinas.

“Essa é a continuação de um projeto amplo executado pela Seprev que busca inserir os adolescentes em um contexto cultural dentro de uma visão pedagógica. O histórico cultural dos socioeducandos quando chegam nas unidades é escasso, portanto, buscamos desenvolver a vivência da cultura alagoana”, explicou o supervisor de Esporte, Lazer e Cultura da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Seprev, Thiago Éric.

A artesã Dona Vânia, como é conhecida, há um ano realiza oficinas de artesanato na busca de novos talentos na unidade de internação, numa parceria da Seprev com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Ascom / SeprevSocioeducandos visitam exposição de artesanato no Iphan (7)

Socioeducandos visitam exposição de artesanato no Iphan (7)

“Vê-los tão empolgados me dá uma enorme alegria, porque arte é vida. A arte nos possibilita enxergar o universo de outra forma. Aqui eles veem que existe um mundo melhor. Por meio da arte, eles podem transformar suas vidas”, enfatizou ela.

A Semana do Artesão começou nessa quarta-feira (15) e segue até o sábado (18) com oficinas, palestras e exposição. As peças expostas pertencem ao acervo da artista plástica e colecionadora, Tânia de Maya Pedrosa. O Iphan fica localizado na rua Sá e Albuquerque, no Jaraguá.

Fonte: Ascom / Seprev

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos