Artesãos são agraciados com comenda e destacam importância da arte

No Dia Municipal do Artesanato, Teca Rendeira e Adriana Chaluppe receberam a Comenda Mestra Artesã Clarice Severiano dos Santos

Ascom / Câmara de MaceióArtesãos são agraciados com comenda e destacam importância da arte

Artesãos são agraciados com comenda e destacam importância da arte

Artesãos participaram, na manhã desta sexta-feira (17), no Plenário da Câmara Municipal de Maceió, de sessão especial que marcou o Dia Municipal do Artesão, e a entrega da Comenda Mestra Artesã Clarice Severiano dos Santos. A honraria foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa de Mário Guimarães, em reconhecimento e valorização aos profissionais do artesanato. Foram agraciadas as artesãs Terezinha de Araújo Medeiros, que se popularizou como Teca Rendeira, e Adriana Chaluppe Santos Araújo.

O vereador Dudu Ronalsa (PSDB) participou da solenidade e informou que está solicitando uma audiência com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, para buscar garantir um maior apoio para o artesanato alagoano. O parlamentar disse que os artesãos “precisam muito do apoio do governo”.

Em sua fala, Tereza Nelma destacou a importância do momento para a valorização da classe, disse que o artesanato é arte, beleza, criatividade, mas acima de tudo garante sobrevivência, gerando renda. “E nós precisamos valorizar essa arte como fonte de desenvolvimento econômico”, disse, ao falar também sobre os benefícios do artesanato na terapia, no resgate da autoestima, na preservação ambiental.

 “O artesanato desperta a criatividade de todas as pessoas em todas as idades, melhorando a cooperação com as comunidades, a qualidade de vida, particularmente dos idosos, aposentados e pessoas com deficiência”, afirmou Tereza Nelma.

A artesã Teca Rendeira entrou no Plenário ao som da música “Só em Maceió”, do compositor e cantor Martinho da Vila, feita em homenagem a ela. Recuperando-se de um procedimento cirúrgico, ela disse que “só tenho a agradecer a todas as artesãs”.

Adriana Chaluppe também falou de gratidão. “Como diz o poeta, quero minhas flores em vida, não precisa levar quando morrer. Essas já serviram por toda minha vida”, afirmou ao receber flores durante a sessão. Destacou o artesanato como um trabalho importante na geração de renda. “Sei a capacidade que o artesanato tem na vida das pessoas”, disse.

A presidente da Federação Alagoana dos Artesãos, Lindinalva Vieira dos Santos, defendeu o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o artesanato. “Precisamos de mais união. Muitas de nós somos chamadas apenas para comercializar. Precisamos ser chamadas para a capacitação. A gente produz e sabe que vai vender, mas precisa de capacitação”, disse.

Cobrança

A artesã Vânia Oliveira Mestra, Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, integrante do Conselho Nacional de Políticas Culturais – segmento artesanato, conselheira do Conselho Municipal de Políticas Culturais e representante da Rede Alagoana de Pontos de Cultura, fez um pronunciamento em defesa da valorização da categoria pelos gestores públicos.

“Queremos respeito e dignidade na profissão. Nós somos a imagem de Alagoas. O Estado não tem um espaço para expor o artesanato alagoano. É o único Estado a não dispor desse espaço. É essa cobrança que eu faço aqui. Gestores públicos têm que ver isso aí. Eu olho para o coletivo. Parabéns aos colegas de profissão pela garra, pela luta. Nós somos os guerreiros de Alagoas”, afirmou.

Fonte: Ascom / Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos