Câmara debate Síndrome de Down e entrega Comenda

Atividades fazem parte da programação das sessões especiais e audiências públicas de março

A Câmara Municipal de Maceió dá continuidade ao calendário de sessões especiais e audiências públicas do mês de março e realiza, na próxima quinta-feira (23), às 17h, debate sobre o Dia Municipal da Síndrome de Down, conforme Lei nº 5.832, de autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB). O tema da palestra, proferida por Alex Duarte e Tathi Piancastelli, é “Autonomia para uma vida independente”.

Alex Duarte, de 29 anos, é graduado em Publicidade e Propaganda, ativista e defensor da causa da síndrome de down há seis anos. É também empreendedor social e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Premiado no Los Angeles Brazilian Festival, o longametragem chegará nos cinemas este ano. Alex foi o primeiro jovem no Haiti a documentar a Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Por este trabalho, foi premiado no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos festivais do Brasil. É escritor, “master coach” pela “International School Of Coaching” em Orlando/EUA, estagiou na Fundação Roberto Marinho e tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21.
Em 2016 foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down e condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo.

Tathi Piancastelli foi a primeira jovem com síndrome de down a escrever uma peça de teatro profissional para adultos na qual também atua com outros dez artistas profissionais em Nova Iorque. Sua peça “Menina dos Meus Olhos” foi apresentada em Manhattan (2013 e 2015) e no Festival Internacional de Teatro Hispano de Miami em 2015, vencendo o “Brazilian International Press Award” em 2016. A convite da ONU e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a peça foi apresentada em 2016 para ilustrar um debate sobre violência contra mulheres.

Em 2017, Tathi participou da webseri e Geração 21, idealizada por Alex Duarte. Atua como modelo fotográfico, é defensora e voluntária do Instituto MetaSocial (IMS) voltado para informar sobre as potencialidades das pessoas com deficiência, em especial a síndrome de down. Tathi falou por duas vezes na plenária da ONU em Nova Iorque representando o Instituto. Apresenta o Programa Ser Diferente.

Comenda

Na sexta-feira (24), sessão solene proposta pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB) e aprovada por unanimidade pelo Plenário, marca a entrega da Comenda Selma Bandeira, em homenagem ao mês da mulher. A honraria será conferida a Rosangela Cerqueira da Paz, coordenadora geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Bolsa Formação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e a Vanusa Duarte de Melo, vice-diretora da Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama (Caic/Ufal).

Fonte: Ascom / Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos