Projeto de educação ambiental inscreve crianças de 7 a 12 anos

DivulgaçãoProjeto de educação ambiental inscreve crianças de 7 a 12 anos

Projeto de educação ambiental inscreve crianças de 7 a 12 anos

Começou, nesta segunda-feira (20), o período de inscrições para o “Vetkids: Veterinários por um dia”, uma iniciativa de educação ambiental promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e voltada às crianças no intuito de estimular o respeito, a compreensão e o cuidado com a fauna da Mata Atlântica. A primeira edição do projeto vai ser realizada no dia 1º de abril, no Parque Municipal de Maceió, com a participação de 30 inscritos, que devem ter entre 7 e 12 anos de idade.

Para participar, os pais das crianças devem entrar em contato pelo telefone (82) 98704-2266 até o dia 30 de março. Neste contato, será feito um breve cadastro e um formulário online será enviado por e-mail ao responsável, que deverá responder com informações sobre a criança.

De acordo com a veterinária Maria Luiza Ribeiro, que coordena o Vetkids, a ideia é reforçar as ações de educação ambiental promovidas pela Semds e também intensificar a conscientização com as crianças sobre os cuidados com os animais domésticos, silvestres ou selvagens.

Maria Luiza é responsável pelo Núcleo de Fauna da reserva, que monitora os animais do local e faz o devido acompanhamento dos bichos em relação aos cuidados e estado de saúde. “Com a conscientização do público infantil, podemos criar pequenos agentes fiscalizadores inseridos na sociedade, auxiliando na compreensão do habitat da fauna local e minimizando os riscos para o Parque Municipal de Maceió”, comenta a veterinária.

O projeto

Segundo estabelece regulamento do projeto da Semds, poderão participar do Vetkids crianças de 7 e 12 anos de idade. Os inscritos vão vivenciar entre 10 e 15 atividades que se assemelham à rotina da médica veterinária do Parque Municipal de Maceió, além de conhecer mais da Unidade de Conservação e, consequentemente, sobre a Mata Atlântica. Durante a realização da oficina, serão utilizados animais empalhados e vivos para a demonstração do cotidiano na reserva em relação aos cuidados com os animais.

“As crianças poderão ver como é cuidar de um bicho-preguiça, jacaré-de-papo-amarelo, o que fazer ao encontrar um animal silvestre nas trilhas do Parque, participar do monitoramento dos jacarés no lago, entender como pode evitar os riscos causados pela comunidade ao Parque, saber diferenciar os tipos de répteis. Além disso, os participantes entenderão quais animais transmitem doenças aos seres humanos e como evitar que alguns animais transmitam doenças”, explica Maria Luiza.

Serviço

Projeto Vetkids: Veterinários por um dia

Data: 1º de abril de 2017 (Sábado)

Horário: das 08h às 12h30

Informações e inscrições: (82) 98704-2266

Fonte: Ascom / Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos