Educação municipal oferece formação para intérprete de Libras

Ascom / SemedCapacitação para servidores e monitores de Libras.

Capacitação para servidores e monitores de Libras.

Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e estagiários que atuam como intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) participaram de formação na semana que passou. Os profissionais participaram do curso intitulado “O papel do intérprete na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental”, ministrado pelo professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Nágbi José Mendes dos Santos. De acordo com o planejamento da Semed, formações idênticas serão realizadas a cada dois meses.

Coordenadora da ação, Daniella Lins explica que a iniciativa se justifica pelo fato de o intérprete de Libras, na sala de aula, não representar um simples tradutor. “É necessário que esse profissional possa aprofundar o ensino passado pelo professor, daí a importância da formação, que terá continuidade, sempre com o enfoque do que foi abordado na semana passada”, explica a coordenadora.

Nas próximas etapas, estão previstas como parte da formação alguns estudos de casos e apresentações de experiências exitosas no campo do ensino de Linguagem Brasileira de Sinais. A iniciativa, que começou na semana passada, será realizada sempre no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed, no bairro da Cambona, mas também estão previstos encontros virtuais.

Atualmente, a rede ensino da capital conta com 23 profissionais intérpretes de Libras, por isso, o reforço de estagiários nesse trabalho. Esse número deve aumentar com o resultado do concurso público que está em andamento, o qual oferece vagas para a área.

A formação continuada tem sido uma das marcas da atual gestão da Semed. Por esse motivo, na próxima sexta-feira (24), a coordenadoria-geral de Educação Especial prossegue com seu planejamento de formações. Desta vez, serão contemplados os professores de salas de recursos. A iniciativa terá início às 8h, também no auditório da secretaria.

Fonte: Ascom / Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos