Professores de Coruripe protestam contra redução de salário

Cortesia ao Alagoas24horas1

Os professores de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, tiveram uma surpresa ao receberem seus salários, no mês de março. A categoria se deparou com uma redução dos vencimentos. Contra essa redução, os educadores realizaram um protesto na manhã desta terça-feira, 21, onde percorreram as principais ruas da cidade em direção à sede da Prefeitura municipal.

Eles alegam que a Secretaria de Educação de Coruripe descumpriu um acordo firmado juntamente com os

Cortesia ao Alagoas24horas2

educadores e o sindicato da categoria, no tocante à redução da carga horária e o salário.

Um professor, que não quis se identificar com medo de retaliação, destacou que um projeto foi encaminhado pelo Executivo Municipal à Câmara de Vereadores onde delimitava a redução da carga horária ministrada pelos professores e, consequentemente, a redução do salário. Ainda de acordo com ele, uma reunião no mês passado definiu que mesmo havendo a redução da carga horária, não haveria modificação nos vencimentos, pois isso “fere a Constituição”.

“Só no meu salário foram descontados quinhentos e oito Reais. Com os outros colegas, aproximadamente cem professores, não foi diferente. Agora imagina a surpresa de muitos professores que, ao chegaram na agência bancária, tiveram a surpresa de ter na conta apenas R$ 100, pois há empréstimos e outras coisas. Como fica e como sobreviver com esse valor?”, questionou o educador.

Ainda de acordo com o professor, após o protesto de hoje, o Sinteal orientou aos educadores que recolham os contracheques dos professores que tiveram seus vencimentos descontados para ingressar com um remédio jurídico.

Respostas da Secom de Coruripe

Ao Alagoas24horas, a jornalista da Secretaria de Comunicação, que se identificou apenas como Ane assegurou que ainda não há um posicionamento oficial da prefeitura, porém, o protesto teria ocorrido com um número bem reduzido de professores, uma vez que a rede municipal de ensino tem aproximadamente 800 profissionaos. Ela disse também que a redução de salário tem fundamentos específicos e legais, no entanto, não soube especificar.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos