Dia da Água: Semds inicia semana de atividades

Semana-da-Água-Semds
“A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos”. Este é o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) há exatos 15 anos, em 22 de março de 1992, quando foi criado o Dia Mundial da Água. Para comemorar a data, celebrada nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) inicia o projeto “A gota d’água” com ações de educação ambiental para reforçar a conscientização dos maceioenses em relação à preservação.

“Além de colaborar com a economia da água, adotando atitudes corretas dentro da própria casa, devemos nos conscientizar sobre o desperdício para evitar que nos falte em um futuro próximo. Por sinal, Alagoas já enfrenta uma situação crítica: municípios sofrem com a estiagem prolongada e a capital do Estado, onde vivemos, desperdiça mais de 58,6% de toda a água distribuída na cidade, segundo um estudo do Instituto Trata Brasil. Por isso, com base em dados preocupantes, planejamos ações para lembrar o maceioense sobre a sua responsabilidade na preservação do recurso”, disse Gustavo Acioli Torres, titular da Semds.

Segundo explica o secretário-adjunto de Sustentabilidade, Fábio Palmeira, a programação do órgão começa nesta quarta-feira (22) em parceria com o Senai. A ação, que seguirá até o dia 31 de março, contará com ações de educação ambiental e também será realizado um diagnóstico nas sedes administrativas de órgãos da Prefeitura para detectar infiltrações, vazamentos e desperdício de água. Durante o trabalho, uma equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Semds acompanhará alunos do curso técnico de edificações da unidade integrada Sesi SenaiI Ebep Carlos Guido Ferrario Lobo, situada no Benedito Bentes. Em paralelo ao diagnóstico, a equipe que realizará as visitas também vai orientar os servidores com dicas sustentáveis de como reaproveitar a água.

“Planejamos o projeto para gerar um senso de responsabilidade em busca do consumo consciente. Compartilhar essa iniciativa com os servidores irá refletir na mudança de hábitos e cuidados em suas casas, no uso correto desse recurso natural tão precioso. É necessário entender que o ato de esquecer uma torneira pingando ou adiar o conserto de um pinga-pinga, desperdiça em um dia cerca de 46 litros de água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros. Se 10 mil famílias evitassem deixar uma torneira pingando, a água economizada em um ano poderia abastecer a população de Maceió durante um dia”, ressaltou Palmeira.

Programação

As ações do projeto “A gota d’água” têm início nesta quarta-feira com uma palestra para alunos do Sesi SenaiI Ebep , ministrada por técnicos da Semds sobre sustentabilidade e uso correto da água. A programação segue até o dia 31 com a vistoria em órgãos municipais e trilhas guiadas no Parque Municipal de Bebedouro, onde alunos de diversas escolas vão ser alertados sobre a importância da preservação das nascentes e matas ciliares.

Ainda no Parque, a Semana também vai promover o plantio de mudas com a participação de estudantes e haverá a manutenção do Riacho do Silva, que passa pela unidade de conservação, por meio de um trabalho conjunto com a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum).

Fonte: Lucas Alcântara/ Ascom Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos