Associação reclama da quantidade de vagas ofertadas em concurso do CB

Agência Alagoas/Arquivo{d4184e04-83d0-499f-bd1a-7670f1190c4b}_fogo corpo de bombeiros

A Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas está questionando o número de vagas ofertadas no concurso, anunciado esta semana pelo Governo do Estado, para provimento de cargos na corporação. A categoria não entende porque depois de 11 anos sem concurso público, apenas 150 vagas foram abertas. O certame foi anunciado segunda-feira, 20, pelo Governador Renan Filho (PMDB), que anunciou também a abertura de mil vagas para a Polícia Militar.

Em entrevista ao Alagoas24horas, o presidente da Associação dos Bombeiros, sargento Ramalho, disse que atualmente a corporação conta com 1880 militares. Destes, apenas 82 soldados e dois tenentes. Um universo infinitamente menor do que o necessário para o atendimento à população. “Enquanto os Bombeiros estão há onze anos sem concurso, o Governo já realizou vários concurso para a Polícia Militar e convocou cerca de quatro mil homens. Entendo que a Polícia precisa renovar a tropa e dar suporte as ações de segurança, mas o Corpo de Bombeiros também precisa de efetivo para continuar funcionando”, disse Ramalho.

O presidente também destacou que a corporação tem sido cobrada para reduzir o tempo de resposta nas ocorrências e para expansão do atendimento no interior, mas para isso necessitaria de efetivo. “Para se ter uma ideia da carência, temos poucos condutores de viatura e as vezes elas ficam paradas, enquanto a sociedade precisa”. E dispara: “Como vamos melhorar o atendimento à população com esse efetivo? A corporação recebeu com tristeza a notícia do número reduzido de vagas nesse concurso e estamos tentado entender essa decisão”, disse o militar.

Questionado sobre o número ideal sugerido pela Associação, Ramalho disse que esperavam que fossem chamados, pelo menos 400 pessoas, já que o último concurso, realizado em 2006, abriu 600 vagas. “A nossa expectativa é que o Governo se sensibilize e reveja os números. Enquanto associação, estamos tentando dar visibilidade à carência da corporação e mostrar a necessidade de um efetivo maior”, justificou sobre possível diálogo com o Governo.

Leia Mais sobre o Concurso:

Governador anuncia concurso para 1150 vagas para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos