Beach Games: Maceió recebe 250 atletas de 13 países para jogos

Yuri CortesMedalha de premiação da primeira edição do Beach Games

Medalha de premiação da primeira edição do Beach Games

Maceió foi escolhida para sediar a segunda edição do International University Beach Games, competição de praia internacional que será realizada entre 27 de março e 1 de abril na orla da Pajuçara. O evento receberá 250 participantes de oito países – Brasil, Chile, Paraguai, Argentina, Bolívia, México, Uruguai e Colômbia -, além do time de intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), naturais de cinco países da África: Benim, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau e Camarões.

Os alunos-atletas competem em quatro modalidades: beach hand (handebol de areia), beach soccer (futebol de areia), beach volleyball (voleibol de praia) e beach tennis (tênis de praia).

Para promover o destino Maceió e todos os atrativos naturais, culturais e gastronômicos que a cidade oferece, a CBDU divulgou para várias federações universitárias internacionais o vídeo “Experimente Maceió”, que faz parte do programa de marketing que Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) tem feito para alavancar o turismo na capital. Algumas federações, como da Alemanha, chegaram até a divulgar o material em suas redes sociais.

Para o secretário Jair Galvão, isso aumenta ainda mais a visibilidade do destino, que se consolida também como uma opção não só para o turista que busca lazer, mas também para o mercado de eventos. “Para Maceió é um grande privilégio poder sediar a segunda edição do International University Beach Games, evento que consolida Maceió como um importante captador e receptor do turismo de eventos, e, nesse caso, eventos esportivos, segmento que contribui com a questão da sazonalidade, alavanca a ocupação hoteleira e movimenta a economia por meio da geração de renda para quem trabalha nesse setor”, afirma o Galvão.

O EVENTO

A Liga do Desporto Universitário (LDU) de Jogos de Praia foi criada em 2011 pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), e vem realizando suas competições anualmente desde então. O sucesso do evento foi grande, tanto é que, em 2015, ele teve sua primeira edição internacional, que foi realizada em Aracaju.

“Há oito anos a CBDU iniciou um novo projeto, que são os Jogos Universitários Brasileiros de Praia, atendendo a uma demanda dos atletas que praticam modalidades que se desenvolvem no ambiente de areia. Com o sucesso desse evento no Brasil, o projeto foi apresentado para a Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), que deu direito ao Brasil de sediar as cinco primeiras edições internacionais para, em seguida, o evento rodar o mundo”, explica Luciano Cabral, presidente da CBDU.

A ESCOLHA DE MACEIÓ

Segundo Cabral, a escolha de Maceió para a realização do evento se deu pela boa estrutura da cidade para sediar os jogos, além do grande potencial de divulgação da competição pelo mundo, graças à beleza da orla da capital alagoana.

“Maceió foi eleita a sede da segunda edição do International University Beach Games por possuir condições extraordinárias de realizar um evento de praia. O espaço na orla da Pajuçara é perfeito, assim como o clima e as belezas naturais da cidade, e, além disso, a logística, com a rede hoteleira voltada para o mar, são alguns dos atrativos que tornam a cidade uma excelente opção”, disse o presidente da CBDU.

Ainda segundo ele, a capital vive um grande momento de fluxo turístico e a parceria com o Município . “Outro fator também fundamental para a escolha foi a parceria e o apoio que recebemos da Prefeitura de Maceió. Temos em Maceió um cenário perfeito para mostrar ao mundo um evento com a assinatura do Brasil, já que a cidade possui um dos litorais mais bonitos do planeta”, afirma Chaves.

Voleibol de praia é uma das modalidades do International University Beach Games. Foto: Yuri Cortes

Voleibol de praia é uma das modalidades do International University Beach Games. Foto: Yuri Cortes

BRASIL NOS JOGOS

Nesta segunda edição do International University Beach Games, o Brasil será representado por universidades do Estado de Alagoas e pelas equipes de Pernambuco, Paraíba, Ceará e São Paulo que foram vencedoras da última edição da Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia, realizada no final de 2016 em Aracaju.

QUEM ORGANIZA

O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), FISU America e Federação Alagoana do Desporto Universitário (FADU), com chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), e conta com a parceria do Ministério do Esporte, da Onza, que produz uniformes esportivos, e da Prefeitura Municipal de Maceió através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Fonte: Semptur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos