Alagoanos vão à Europa disputar mundial de robótica

Ilustraçãorobótica

Alunos da escola Sesi/Senai (Ebep) do município de Atalaia deverão representar o Brasil no mundial de robótica a ser disputado no Reino Unido. A equipe passou pelas etapas brasileiras realizadas em Alagoas, Salvador e Brasília. A competição ocorre entre os dias 21 e 25 de junho, na cidade de Barth, no sudoeste da Inglaterra.

Denominada de atobática, a equipe atalaiense ganhou repercussão após criar a ortofibra, um produto que visa na elaboração de uma órtese [aparelho externo utilizado para auxiliar o movimento dos membros] que ajuda no tratamento da laminite, problema que afeta o casco de equinos, cuja doença, que muitas vezes, obriga o criador a praticar a eutanásia (sacrificar o animal com a morte). A produção da ortofibra se baseia no uso de um resíduo industrial produzido em larga escala, o pó de fibra de vidro. Quando misturado à resina, consegue resistir ao peso do cavalo.

Formada há apenas dois anos, a mesma equipe por pouco não se classifica para disputar o mesmo mundial na última competição, disputado na Espanha. “Batemos na trave”, relata o professor e coordenador técnico da equipe, André Vigário.

A competição ocorre anualmente e é  promovida pela FFL (First Lego League) – órgão americano que controla mundialmente os eventos importantes de robóticas.

No caso de Atalaia, o projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a empresa Glastec e com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos, da Universidade Federal de Alagoas (Grupequi-Ufal), que forneceram matéria-prima e de estudo, para que o desenvolvimento dos alunos.

O que é  robótica:
É um ramo educacional e tecnológico  que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados; tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada às pessoas (seres vivos); e são feitos de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos